Rio Grande do Sul

Balanço

Rio Grande do Sul tem 12 mortes por coronavírus e 581 casos confirmados da doença

74 municípios gaúchos registram casos de covid-19

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em todo o Brasil, já são registradas 800 mortes o número de casos confirmados é de 15.927 - Foto: iStock/Mapa

Foi registrado, na madrugada desta quinta-feira (09), o 12º óbito por coronavírus no Rio Grande do Sul. A vítima é uma mulher de 61 anos, residente em Passo Fundo. Conforme Informação divulgada no twitter da Secretaria Estadual da Saúde (SES), ela internou na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no dia 29 de março e tinha como doenças crônicas diabetes melitus e hipertensão.

Na noite de quarta (08), a SES havia divulgado o 11º óbito, um homem de 53 anos, com histórico de insuficiência cardíaca, morador de Marau (RS) que estava internado em Passo Fundo, também sob cuidados em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Mais cedo, na quarta, a secretaria tinha confirmado a morte de um morador de Porto Alegre, homem de 81 anos que tinha histórico de doenças e havia viajado para a Espanha.

Das 12 vítimas fatais, seis são de Porto Alegre e duas de Novo Hamburgo. Passo Fundo, Marau, Alvorada e Ivoti registram um óbito em decorrência do coronavírus. O número de casos positivos confirmados de covid-19 no Estado subiu para 581, alcançando 74 municípios.

Com quase metade dos casos confirmado no Estado, Porto Alegre registra 279 pacientes testados como positivo. Segundo análise do Ministério da Saúde, a cidade é quinta capital do país com mais casos de covid-19 a cada 100 mil habitantes.

No levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, Porto Alegre aparece com 292 casos confirmados e 229 aguardando análise. O número de pacientes considerados curados alcançou a marca de 105, sendo 60 homens e 45 mulheres.

No Brasil, últimas 24 horas, foram 133 mortes e 2.210 novos casos diagnosticados, conforme dados do governo divulgados nesta quarta. Já são registradas 800 mortes pela covid-19 no país e o número de casos confirmados é de 15.927.

Como tirar dúvidas

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

Edição: Marcelo Ferreira