Rio Grande do Sul

Balanço

Rio Grande do Sul tem 664 casos confirmados de covid-19 e 16 mortes

Doença já é registrada em 81 municípios gaúchos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em todo o Brasil, já são são 22.169 casos confirmados do coronavírus e 1.223 mortes - Foto: Liana Coll/Unicamp

Os casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Sul chegaram a 664, registrados em 81 municípios. Já o número de óbitos é de 16 pacientes, nas cidades de Porto Alegre (6), Novo Hamburgo (2), Passo Fundo (2), São Leopoldo (1), Canoas (1), Marau (1), Alvorada (1) e Ivoti (1). A informação é da Secretaria Estadual da Saúde, atualizada na tarde deste domingo (12).

O boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Porto Alegre, também neste domingo, registra 311 casos confirmados de covid-19 na capital gaúcha desde o início da pandemia. Aguardam análise dos testes 369 pacientes. O número de pessoas curadas, aquelas que não apresentam sintomas há pelo menos 14 dias no início do quadro, é de 117.

Em todo o Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, são 22.169 casos confirmados do coronavírus e 1.223 mortes em decorrência da doença. Nas últimas 24 horas foram 1.442 novas confirmações, e com o aumento do número de óbitos, a taxa de letalidade da covid-19 é de 5,5%.

São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 8.755 casos confirmados e 588 mortes, e apenas Tocantins não registra óbitos pela doença no país. Rio de Janeiro é o segundo estado com mais registros, são 2.855 casos e 170 mortes. Já o Rio Grande do Sul é o nono estado com mais registros.

O sinal de alerta chegou também nas comunidades indígenas, com a confirmação da primeira morte de morador de aldeia por causa do coronavírus no país. O jovem de 15 anos Alvanei Xirixana, da etnia Yanomami, faleceu na quinta-feira a noite no Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista.

Presidente descumpre recomendações

Apesar dos números e da situação que se agrava cada vez mais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) continua minimizando os riscos da doença e incentivando a população a voltar às ruas. Na sexta-feira da Paixão ele novamente saiu do Palácio do Alvorada para um passeio por Brasília. Sem máscara, ele cumprimentou apoiadores com apertos de mão e ficou em meio a aglomerações, causadas pela presença do presidente.

Bolsonaro esteve Hospital das Forças Armadas, foi a uma farmácia e a um prédio residencial, onde teria feito uma visita ao filho mais novo, Jair Renan. Aos jornalistas que o acompanhavam, o chefe do poder executivo afirmou que ninguém vai tirar dele o direito de ir e vir

Ontem, em uma transmissão online com líderes religiosos evangélicos, Bolsonaro disse "parece que está começando a ir embora essa questão do vírus"

No entanto, o presidente não explicou de onde tirou a informação e nem deu números para comprovar o cenário.

 

Edição: Marcelo Ferreira