Rio Grande do Sul

Balanço

Sobe para 685 os casos confirmados de covid-19 no RS, com 18 mortes

Mesmo com aumento dos casos, decretos municipais e estadual flexibilizam as medidas de isolamento social

Brasil de Fato | Porto Alegre |
87 municípios gaúchos registram casos de covid-19 - Reprodução

Com mais duas mortes confirmadas em Porto Alegre, a capital registra oito óbitos em decorrência do coronavírus. Conforme comunicado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta segunda-feira (13), as vítimas são um homem de 71 anos com histórico de diabetes, que estava internado desde o dia 20 de março na UTI do Hospital de Clínicas, e uma mulher de 87 anos, que estava internada na UTI do Hospital Ernesto Dornelles desde o dia 29.

Conforme o boletim divulgado pelo município, também nesta segunda-feira, a capital registra 324 casos confirmados de covid-19. Aguardam análise 430 testes e 145 pacientes já estão recuperados, que são aqueles que não apresentam sintomas há pelo menos 14 dias. O monitoramento das UTIs feito pela prefeitura aponta que 67,24% dos leitos operacionais estão ocupados na cidade.

Nesta segunda, Porto Alegre foi inserida na lista de emergência do Ministério da Saúde entre as capitais com casos confirmados de covid-19. Fazem parte da lista os municípios que têm 50% mais casos que a média nacional. A capital tem 210 casos por 1 milhão de habitantes e a média nacional é de 111 casos por 1 milhão.

Desde o início da pandemia, 18 pacientes perderam a vida no Rio Grande do Sul em decorrência da doença. O número de casos confirmados subiu para 685 no Estado, segundo levantamento da Secretaria Estadual da Saúde.

Apesar do aumento dos casos, o governo gaúcho mantém o afrouxamento do isolamento social, definido em decreto publicado na quinta-feira (9), que permite a abertura de lancherias, restaurantes, salões de beleza e lojas de chocolate diante de autorização municipal. Municípios como Bagé, Caxias do Sul, e Santa Maria estão entre os que permitiram a abertura de alguns estabelecimentos. O município de Novo Hamburgo, nesta terça (14), retirou o estado de calamidade pública no Município até o próximo dia 18 por conta da pandemia do coronavírus.

Entre os 87 municípios gaúchos que registram casos de covid-19, depois de Porto Alegre, os que mais somam pacientes infectados são: Caxias do Sul (33 casos), Bagé (27), Novo Hamburgo (26), Passo Fundo (19), Lajeado (18), São Leopoldo (16), Gravataí (13), Canoas (12) e Bento Gonçalves (11).

Em todo o Brasil, conforme levantamento do Ministério da Saúde divulgado também nesta segunda, jã são 23.430 casos confirmados e 1.328 mortes. O boletim divulgado no sábado (11) aponta que 25% dos mortos não são de grupo de risco.

Como tirar dúvidas

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

 

 

Edição: Marcelo Ferreira