Rio Grande do Sul

INCLUSÃO

Uergs lança vídeo com informações em Libras sobre o coronavírus

O material tem como objetivo suprir a carência sobre a pandemia causada pelo coronavírus para população surda

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"O foco foi a comunidade surda. Um vídeo feito por surdos e para surdos", explica o professor criador do projeto - Reprodução/Uergs

Assim como outras instituições de ensino superior, a Universidade Estadual do Rio Grade do Sul (Uergs) está trabalhando em ações no combate ao coronavírus. Nesta semana, lançou um material em Libras (língua brasileira de sinais) com o objetivo dar esclarecimentos e orientações sobre a pandemia para as pessoas surdas. O projeto foi criado pelo professor Alexandro Cagliar e é feito com a colaboração da estudante do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Viven Lopes, que é surda, e da filha e intérprete de Viven, Laura Lopes. O primeiro vídeo foi lançado nessa nesta terça-feira (14).

Viven e Laura já fazem parte de um projeto de extensão em desenvolvimento na Uergs, em Santa Cruz do Sul, que tem o objetivo de criar um glossário em Libras para o ensino de Biotecnologia. Foi durante as aulas que surgiu a ideia, diante da dificuldade observada pela intérprete para traduzir termos científicos utilizados durante as aulas na área de Biotecnologia. “Esse foi o grande motivador inicial para o início da parceria. Em breve esperamos também poder divulgar esse material destinado à comunidade surda brasileira”, aponta Cagliari.

Para o professor, é importante garantir acesso à informação a todos é fundamental em momentos críticos como o que estamos passando no momento. 
 
De acordo com a assessoria da Universidade, desde a elaboração do roteiro, a equipe buscou produzir um material que fosse realmente voltado à comunidade surda, e não uma adaptação de um conteúdo produzido para ouvintes. “Neste trabalho, buscamos dar destaque à informação em Libras. Não queríamos apenas um vídeo com um ouvinte apresentando com tradução simultânea em LIbras. O foco foi a comunidade surda. Um vídeo feito por surdos e para surdos”, ilustra o professor.

A produção do vídeo envolveu também outros professores e técnicos da unidade da Uergs em Santa Cruz do Sul, um estudante do curso de Engenharia de Computação da unidade em Guaíba e a equipe da assessoria de comunicação da Universidade.

O vídeo está disponível no YouTube.

 

* com informações da Ascom/Uergs

Edição: Marcelo Ferreira