Rio Grande do Sul

BALANÇO

Rio Grande do Sul tem 1.228 casos confirmados de covid-19 e 42 mortes

Em todo o Brasil, já são 61.888 casos confirmados de coronavírus, com 4.205 óbitos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Taxa de letalidade no RS é de 3,4% e média de incidência da doença é de 10,79 casos confirmados a cada 100 mil habitantes - Silvio Ávila

A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre confirmou, na noite deste domingo (26), mais dois óbitos em decorrência do novo coronavírus, totalizando 14 vítimas na capital do estado. São dois homens, um de 75 anos que estava internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento e não possuía histórico de outras doenças, outro de 86 anos que era cardiopata e estava internado no Hospital Porto Alegre.

Em Passo Fundo, segunda cidade mais atingida pelo coronavírus no estado, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a confirmação, também neste domingo, de mais dois óbitos de moradores da cidade, totalizando 9 mortes. Uma das vítimas é um homem de 65 anos que tinha histórico de doença cardiovascular. A outra é uma mulher de 70 anos, com histórico de comorbidades. Ambos estavam internados no Hospital de Clínicas da cidade.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) atualizou os números no estado, na manhã desta segunda-feira (27). São 42 vítimas fatais e 1.228 casos confirmados para covid-19, espalhados em 125 municípios. A taxa de letalidade no Rio Grande do Sul é de 3,4% e a média de incidência da doença é de 10,79 casos confirmados a cada 100 mil habitantes.

Dos 1.228 casos confirmados no estado, a SES estima que 729 estejam recuperados e 457 ainda estejam em recuperação. O monitoramento estadual das UTIs adulto, que considera as redes públicas e privadas, apresenta uma taxa de ocupação de 60,25 % dos leitos. Quando observado por macrorregião, a taxa de ocupação é de:

Vales: 76.7%

Serra: 76.0%

Norte: 72.5%

Missioneira: 70.0%

Metropolitana: 58.5%

Sul: 49.7%

Centro-Oeste: 39.1%

189 novos óbitos nas últimas 24h no país

Em todo o Brasil, conforme o Ministério da Saúde, são 61.888 casos confirmados de coronavírus, com 4205 óbitos. Somente nas últimas 24 horas, foram notificados 3.379 novos casos e 189 novas mortes. Os dados representam um aumento de 4,7%. Já a taxa de letalidade da letalidade subiu de 6,9% para 7%. Ou seja, a cada mil infectados, 70 vão a óbito.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

 

Edição: Marcelo Ferreira