Rio Grande do Sul

Fora Bolsonaro!

MPA posiciona-se de modo favorável à queda do presidente

Para o Movimento dos Pequenos Agricultores o momento é de mobilização pelo imediato impedimento de Bolsonaro

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Manifestações pedindo o impedimento de Bolsonaro tem sido reforçadas por movimentos e organizações sociais de diversos segmentos. - Reprodução

Através de uma nota publicada em seu site, no último domingo (04), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), posicionou-se de modo favorável às iniciativas propostas por entidades, organizações sociais e lideranças que pedem pelo impedimento do presidente Jair Bolsonaro de seguir no comando do poder executivo.

A nota, assinada pela direção nacional do movimento, que reuniu-se de forma virtual a partir do Recife no dia 29 de abril, apresenta os motivos de tal posicionamento e confirma o chamamento às bases para que toda militância possa se somar, buscando "construir na sociedade uma força social capaz de levar à queda, por meios legais e constitucionais, deste sanguinário que está destruindo a vida do nosso povo". Confira a nota na íntegra:

 


MPA DEFENDE A QUEDA DE BOLSONARO

O Movimento dos Pequenos Agricultores nunca teve ilusões com Bolsonaro e seu governo. Sabíamos há tempo que o projeto que defende é dos ricos, do latifúndio, do agronegócio e dos grandes magnatas do capital internacional. Por isto o combatemos na eleição e prevenimos a população camponesa disposta a votar nele o que representava e que seria um governo anti-camponês.

Embora por meios altamente questionáveis, foi eleito. As opções de seu governo foram cada vez mais desastrosas e contra o povo, arrancando direitos, destruindo políticas públicas para os camponeses e camponesas, abandonando a produção de alimentos, destruindo a saúde pública e fazendo a fome voltar aos lares de milhões de brasileiros.

A crise econômica e social vinha se aprofundando com graves consequências para os setores mais pobres da população. Os movimentos autoritários e fascistas do Presidente vinham também se manifestando cada vez com mais força. Mas tudo isto era o preço da opção equivocada da maioria e teria que ser corrigido numa próxima eleição.

Porém veio a pandemia, identificada no mundo todo e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como algo gravíssimo e com riscos de morte a milhares de pessoas. Era hora (lá ainda no mês de fevereiro/20) de prevenir e organizar a nação e o estado para proteger a população, organizar políticas de apoio financeiro aos mais pobres, criar mecanismos para proteger as empresas e a economia popular, mas, principalmente, organizar a condições para manter a população em isolamento social e estruturar o sistema de saúde nacional para atender a gravidade e a necessidade de uma pandemia do tamanho do coronavírus.

Nada disto foi feito. Antes o contrário. Bolsonaro desprezou os alertas da OMS e chamou a pandemia de gripezinha, fez chacota do isolamento social, não tomou nenhuma providência séria para enfrentar a pandemia, ampliou a crise política num governo já desastrado e entregou o povo pobre como animais em direção ao matadouro. Mesmo a Renda Básica Emergencial, seu governo só aceitou depois de muita pressão e sua proposta foi de míseros R$ 200,00 por mês, sendo conquistado R$ 600,00 com muita luta.

Isto está levando a setores cada vez mais amplos da sociedade a dizer um basta. Com vidas não se brinca. Não é possível aceitar que continue na Presidência da República do país alguém com este grau de maldade, com uma condução política genocida, desumana, que promove a morte, que despreza o sofrimento dos familiares que perdem seus entes queridos, com total falta de responsabilidade diante da vida do nosso povo, com pessoas de todas as idades. Tirar Bolsonaro da Presidência é hoje é um imperativo para salvar a vida de milhares de brasileiros.

Por isto o MPA se soma a esta luta e convoca a sua base a construir na sociedade uma força social capaz de levar à queda, por meios legais e constitucionais, deste sanguinário que está destruindo a vida do nosso povo.

Movimento dos Pequenos Agricultores, Brasil. Recife, 29 de abril de 2020.

 

Publicação original disponível aqui!

Edição: Marcelo Ferreira