Rio Grande do Sul

PERSPECTIVAS

A cidade e a covid-19 são tema de curso online gratuito

Diversos painelistas debatem como preservar vidas e garantir direitos em meio a pandemia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A programação foi estruturada em três eixos: Saúde, Assistência Social e perspectivas para o futuro - Divulgação

Em meio a pandemia do coronavírus, a cidade está desafiada, mais do nunca, a preservar vidas e garantir direitos sociais para as pessoas. Como estão sendo administradas as questões da Saúde e Assistência Social nesse momento em Porto Alegre? Quais serão os desafios para um futuro pós-pandemia? Essas serão algumas questões debatidas no curso online "A cidade a Covid-19", que iniciou nesta segunda-feira (04) e segue na quarta (06) e sexta (08).

Entre os painelistas, nomes como o da prefeita de Barcelona (Espanha), Ada Colau, do sociólogo Boaventura Santos, do ex-prefeito e ex-governador Tarso Genro e da ex-deputada e atual presidente do Instituto E Se Fosse Você?, Manuela d´Avila.

A programação foi estruturada em três eixos: Saúde, Assistência Social e perspectivas para o futuro. Para participar, basta se inscrever pelo link http://formacaocastroalves.com.br/portoalegre. O curso é gratuito e tem organização da Manuela d´Ávila, movimento Comuns e apoio da União da Juventude Socialista (UJS).

No primeiro dia do curso, o tema foi "A saúde pública em Porto Alegre em meio a pandemia de Coronavírus - situação atual e perspectivas para o pós-epidemia". Os painelistas foram: Dr. Armando de Negri Filho, médico coordenador da Rede Brasileira de Cooperação em Emergência (RBCE); Dr. Alcides Miranda, professor de medicina da UFRGS; Dr. Pedro Hallal, reitor da UFPEL; Maria Inês Rodrigues, agente comunitária e dirigente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (SINDACS/RS); e Aldacir Oliboni, vereador pelo PT e líder da oposição na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Programação restante:

Quarta-feira, 6 de maio , às 17 horas

"A assistência social e o desmonte da rede de proteção social em Porto Alegre em meio a pandemia de Coronavírus - situação atual e perspectivas para o futuro"

Painelistas:

Tereza Campelo - Economista e Ministra do Desenvolvimento Social no Governo Dilma
Paola Loureiro - Assistente Social Especialista em Gestão de Políticas Públicas na perspectiva de Gênero e Etnia pela PUCRS
Maria Celeste - ex-vereadora e Coord de Justiça e Direitos Humanos do RS no Governo Tarso
Alex Cardoso - Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis

Sexta-feira, 8 de maio, às 18 horas

"Que lições podemos aprender no caminho"

Painelistas:

Boaventura de Souza Santos - Sociólogo
Tarso Genro - ex-prefeito e ex governador do RS
Ada Colau - Prefeita de Barcelona - Espanha
Manuela d´Ávila - ex- deputada e presidente do Instituto E Se Fosse Você?

 

Edição: Marcelo Ferreira