Rio Grande do Sul

INTERIOR

Passo Fundo, 12ª cidade do RS, empata com a capital em mortes por covid-19

Com população sete vezes menor que a de Porto Alegre, cidade Planalto Médio gaúcho também soma 17 vítimas da covid-19

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Segundo a secretaria de saúde do município, 20 pacientes estão em UTIs e 38 em leitos clínicos - Prefeitura de Passo Fundo

Com 204 mil habitantes, Passo Fundo empatou com Porto Alegre no número de mortes pela covid-19. Tanto a cidade do Planalto Médio gaúcho quanto a capital do estado, com população de 1,5 milhão, tem 17 óbitos registrados até esta terça-feira (05). Segundo a secretaria de saúde do município, 20 pacientes estão em UTIs e 38 em leitos clínicos. A cidade possui 206 casos confirmados.

Passo Fundo é apenas a 12ª cidade do estado em número de habitantes, mas é sede de um grande frigorífico da JBS, onde aconteceu um surto da doença. A planta foi fechada temporariamente no dia 24 do mês passado por decisão judicial após ação movida pelo Ministério Público do Trabalho estadual (MPT/RS). Sua reabertura está prevista para esta semana.

As grandes plantas de processamento de carnes estão na mira do agente patogênico. Outras duas cidades gaúchas, Lajeado (21ª em população) e Marau (41ª) ocupam a terceira e a quarta posição no ranking estadual da covid-19. Ambas contam com abatedouros que empregam milhares de trabalhadores.

Até a segunda-feira (04), Lajeado tinha 143 casos computados e seis mortes, enquanto Marau registrava 93 casos e dois óbitos. Na mesma data, a segunda cidade gaúcha mais populosa, Caxias do Sul, com 511 mil habitantes, contava com somente 53 contaminações e uma morte.

Monitorando as cidades através de áreas de cores diferentes conforme a intensidade e a disseminação da covid-19, o governo estadual colocou Passo Fundo e Lajeado na zona vermelha, a segunda de maior gravidade, logo abaixo da negra.

Ainda sem o registro do 17º óbito em ambas as cidades até a tarde desta terça-feira, a Secretaria Estadual de Saúde aponta 79 mortes e 1.951 casos confirmados da doença, espalhados por 165 municípios gaúchos.

Edição: Marcelo Ferreira