Pernambuco

Reconhecimento

Inscrições para o 5º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular encerram na sexta (8)

O prêmio irá contemplar os vencedores com R$151 mil reais, distribuídos nas categorias Cultura Popular e Dramaturgia

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A ação homenageia o escritor paraibano que viveu muitos anos em Pernambuco, Ariano Suassuna - Lello Santana

Por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (SECULT-PE), e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o governo de Pernambuco está promovendo o 5º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia, que teve as inscrições prorrogadas até o dia 8 de maio. O prêmio irá contemplar os vencedores com R$151 mil reais, distribuídos nas categorias Cultura Popular e Dramaturgia. Os proponentes devem se inscrever através da plataforma Mapa Cultural de Pernambuco.

Estão aptos a participar do prêmio as pessoas nascidas e residentes em Pernambuco, pessoas naturais de outros estados e pessoa jurídica sem fins lucrativos que deverão comprovar residência ou sede no estão há, pelo menos, cinco anos.

Na categoria Dramaturgia, os prêmios serão destinados a obras inéditas do gênero dramático e as inscrições podem ser feitas por pessoas físicas nas mesmas condições mas com residência há, pelo menos, dois anos no estado. 

Uma novidade importante desse ano é que serão entregues dois prêmios de dramaturgia escritas por mulheres cis ou trans, independente da categoria de inscrição. O mesmo será feito para o gênero teatro de animação.

Na categoria Cultura Popular, os prêmios serão destinados à práticas individuais ou coletivas de transmissão de saberes e fazeres tendo como importante a preservação da memória das expressões populares em todas as suas formas e modos próprios, entre outras práticas e demais conhecimentos.

Para quem quiser tirar dúvidas, estão disponíveis dois e-mails:  [email protected] e [email protected].  Além disso, é possível entrar em contato com a equipe do Mapa Cultural de Pernambuco através do telefone (81) 3184-3018 ou pelo e-mail: [email protected]

O prêmio
O Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia foi lançado em 2015 pelo Governo do Estado, por meio da Secult-PE/Fundarpe, através do Decreto Nº 41.954 de 27 de julho de 2015. A ação homenageia o escritor paraibano que viveu muitos anos em Pernambuco, Ariano Suassuna.
 

Edição: Marcos Barbosa