Podcast

Modelo agroindustrial está relacionado com pandemias virais, apontam especialistas

Agroecologia é uma solução para enfrentar crise alimentar durante covid-19

Ouça o áudio:

Produção agroindustrial é o modelo típico em todo mundo para produção de diversos alimentos ; Na foto, fazenda em Luxemburgo - Foto: Johny Goerend/Unsplash
Agroecologia é uma solução para enfrentar crise alimentar durante covid-19

Mesmo que distante, você acredita que os modelos agroalimentares têm relação com as causas das pandemias dos últimos anos? Para muitos especialistas, a resposta é sim. Apesar da origem exata do novo coronavírus ainda ser desconhecida, existem pesquisas afirmando que a lógica de produção do agronegócio favorece o surgimento de vírus pandêmicos.

Uma dessas vozes é do filogeógrafo e biólogo estadunidense Rob Wallace. O cientista explica que a razão está na tentativa do agronegócio buscar o controle de todas as formas de natureza. Por exemplo, o fato de colocar uma quantidade massiva de animais de criação confinados em locais fechados e com controle do metabolismo pode resultar em doenças pandêmicas como as conhecidas gripe aviária e gripe suína.  

:: Da grilagem à reforma agrária: Pontal do Paranapanema (SP) conta a história do Brasil ::

A argumentação é mantida por outros especialistas pelo mundo, a exemplo do agrônomo Gabriel Fernandes, que é assessor técnico do Centro de Tecnologias Alternativas (CTA). Gabriel ressalta que além do modelo agroindustrial no Brasil, é necessário se discutir também a destruição da biodiversidade. As queimadas no bioma amazônico, por exemplo, reduziu as distâncias entre animais silvestres, criação animal e seres humanos, sendo mais um exemplo de vetor para possíveis fenômenos infecciosos em massa.

“Para evitar a repetição ou agravamento desse cenário no futuro - ou a médio e curto prazo - as causas estruturais desse modelo que não consegue avançar sem destruir os recursos naturais devem ser enfrentadas. É aqui que entra a agroecologia como parte da resposta”, salienta. 

:: Projeto incentiva 40 mil produtores a cultivar arroz agroecológico no oeste da Índia ::

Gabriel lembra que, sozinha, a própria agroecologia não seria capaz de mudar o cenário. É preciso combinar ainda questões como direito à terra e ao território como superação aos problemas decorrente da modernização da agricultura. Em questões práticas, o agrônomo explica que na lógica do agronegócio há monocultivo genético e inserção de antibióticos, por exemplo, na criação de frangos e porcos. Ou seja, um exemplo dos controles da natureza que podem custar caro ao planeta.

 “Na agroecologia a lógica principal não é do controle, mas da adaptação à natureza. Então, ao invés de monocultura de grande áreas e da dependência de insumos vindos de fora, a agroecologia trabalha com a diversidade e dos recursos locais, por isso que um dos seus principais ingredientes é o conhecimento local das famílias agricultoras, das comunidades tradicionais e dos povos indígenas”, explica.  


Produção familiar em Brasília (DF) foi um dos locais beneficiados por programas do governo federal de incentivo à pequenos produtores de alimento / Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília

Além das causas, também podemos falar em consequências dos vírus pandêmicos quando o tema é a questão alimentar. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) há uma previsão da covid-19 causar um grande aumento da fome no mundo, principalmente na América Latina e Caribe. Mais uma vez, o tema da agroecologia é citado por especialistas, quando se pensa nos espaços como organizações populares, universidades e alguns órgãos governamentais. 

Alexandre Henrique Pires, coordenador do Centro Sabiá, ressalta que a insegurança alimentar no Brasil está se agravando desde o ano de 2016, com a redução de recursos para programas e políticas sociais ligadas ao tema. Um dos exemplo citados é a desconstrução da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), que faz falta em qualquer momento, sendo ou não tempo de coronavírus.   


A agricultora familiar Ivone Ribeiro foi uma das beneficiadas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) realizado pelo Governo Federal / Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília

 “Estamos vivendo com o coronavírus, que está agravando essa crise econômica e aumentando o número de pessoas em situação fome e insegurança alimentar. Nós do movimento agroecológico estamos mostrando a partir de várias experiências espalhadas pelo Brasil que é possível a agroecologia oferecer abastecimento alimentar para a população em situação de fome e insegurança alimentar com o fornecimento de alimentos produzidos de forma agroecológico, sem uso de venenos, e no regime da agricultura familiar”, ressalta.  

:: Agroecologia desafia agronegócio em Sergipe com colheita de 150 toneladas de arroz ::

Uma das propostas apresentadas pelo movimento agroecológico para o momento é um plano emergencial do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para todo o país. Está no ar uma campanha para pressionar o governo federal no combate à fome e na valorização da agricultura familiar neste período de pandemia. Para saber mais, basta acessar o site da organização.

 

Edição: Lucas Weber