Rio Grande do Sul

AGRICULTURA FAMILIAR

Seca no RS: agricultores protestam em frente ao Palácio Piratini

Seguindo protocolos devido à covid-19, ato cobra medidas frente a estiagem e compra de produtos da agricultura familiar

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Manifestação é transmitida pela Rede Soberania - Reprodução

Integrantes de entidades e movimentos do campo encontram-se, manhã desta sexta-feira (8), em manifestação em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre, para conscientizar o governo do Estado sobre a gravidade dos problemas causados pela estiagem no Rio Grande do Sul. A ação reúne um grupo de agricultores, que seguem um protocolo sanitário elaborado por profissionais da saúde devido ao coronavírus.

Participam o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea).

As organizações reivindicam medidas concretas dos governos estadual e federal perante a estiagem que assola o Estado. Mais de 350 municípios já decretaram situação de emergência devido à seca, o equivalente a 69% das cidades gaúchas.

Além disso, os agricultores denunciam que o governo gaúcho adquiriu mais de R$ 23 milhões em cestas básicas de atacadistas com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e não comprou nem o mínimo de 30% da agricultura familiar, conforme determina a lei.

A Rede Soberania transmite a manifestação ao vivo. Assista:

Edição: Marcelo Ferreira