Rio Grande do Sul

Repúdio

Sindicato lança nota de repúdio sobre ação do governo municipal de Porto Alegre

Administração conseguiu reverter liminar que fazia com que fosse concedido EPIs aos trabalhadores da Assistência Social

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Funcionários da Saúde com escudos faciais fornecidas pelo Simpa. - Divulgação

Em março desse ano, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) moveu uma ação judicial para que a Prefeitura e a Fundação de Assistência Social de Cidadania (Fasc), equipasse e desse a estrutura necessária para os servidores e as servidoras da Saúde, impossibilitados de parar. O governo de Marchezan Júnior (PSDB), interpôs agravo de instrumento e reverteu a limitar obtida pelo sindicato. De acordo com o Simpa, a gestão encaminhou e-mail corporativo a todos os servidores comemorando o “feito”. Diante disso, a entidade divulgou a seguinte nota de repúdio. O Brasil de Fato RS solicitou esclarecimentos à FASC, mas até o fechamento desta matéria, não teve resposta.

REPÚDIO: Gestão Marchezan comemora amparo legal para NÃO FORNECER PROTEÇÃO AOS SERVIDORES DA FASC

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) repudia a ação do governo Marchezan e da sua gestão na Fundação de Assistência Social de Cidadania (Fasc), que interpuseram agravo de instrumento e reverteram a limitar, obtida pelo Sindicato, para que a Fundação fornecesse aos seus trabalhadores os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários na prevenção ao contágio do coronavírus (covid-19). Com total falta de respeito à saúde e à vida dos trabalhadores e da população atendida pela Fasc, a gestão encaminhou e-mail corporativo a todos os servidores comemorando o “feito”.

Marchezan e seu governo abandonam a população de Porto Alegre no momento em que o amparo social e as políticas públicas municipais são mais necessários. Em plena pandemia, não estabeleceu nenhuma medida de auxílio eficaz e ainda penaliza os trabalhadores que tentam manter um mínimo de dignidade e auxílio aos cidadãos que necessitam da Assistência Social. Assim como faz com as pessoas em situação de rua, cortando água e lacrando torneiras públicas, que permitiriam um mínimo de higiene nesta pandemia da Covid-19, Marchezan sonega EPIs aos servidores.

O Simpa repudia o inteiro teor da comunicação divulgado pela Fasc e seguirá na defesa dos trabalhadores e do Serviço Público de Porto Alegre em todas as instâncias de luta.

Mais do que nunca, a pandemia do coronavírus mostra que Porto Alegre e os servidores que atendem à população, estão abandonados pelo prefeito Marchezan, que segue, de forma irresponsável, sucateando e terceirizando equipamentos e políticas públicas.

 

Edição: Marcelo Ferreira