Rio Grande do Sul

BALANÇO

RS soma 105 mortes por covid-19, com doença registrada em mais de 200 cidades

Com casos se intensificando nas últimas semanas, estado já registrou 2.808 casos confirmados da doença

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em todo o Brasil, já são 168.331 infectados e 11.519 mortes confirmadas em decorrência do novo coronavírus - AFP

Conforme atualização mais recente da Secretaria Estadual da Saúde (SES), divulgada no final da tarde desta segunda-feira (11), o Rio Grande do Sul já registrou 2.808 casos confirmados de covid-19. Destes, 1.584 pacientes são considerados recuperados, enquanto 1.119 ainda estão com a doença ativa. Seguem aumentando os casos confirmados no interior do estado, que agora já estão espalhados por 203 municípios. Até o boletim de ontem, a doença era registrada em 193 cidades.

O número de mortes subiu para 105, com a confirmação de cinco desde o boletim anterior: Porto Alegre (homem, 80 anos), Viamão (homem, 89 anos), Lajeado (mulher, 76 anos), Roca Sales (homem, 66 anos) e Passo Fundo (mulher, 67 anos). Porto Alegre e Passo Fundo seguem como as cidades com maior número de falecimentos, ambas registrando 18, e com o maior número de casos confirmados da doença, 529 e 267, respectivamente.

O primeiro óbito em decorrência do novo coronavírus no estado ocorreu em 23 de março. Nos primeiros 30 dias, 33 pessoas perderam a vida. Do dia 24 de abril até 11 de maio, foram 72 vítimas, sendo 45 somente neste mês. O aumento das mortes nesse período segue a elevação do contágio apontada no período em relatório desenvolvido por pesquisadores de quatro universidades gaúchas, que indica como causa o relaxamento na adesão da população às medidas de distanciamento social.

Leitos de UTI

A taxa de ocupação dos leitos adulto de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado está em 69,6%. Dos 1.719 leitos, levando em conta hospitais públicos e privados, 1.197 estão ocupados. Quando observado por região, entre as 20 no RS, três apresentam alta taxa de ocupação. A região de Santa Rosa está com 21 dos 26 leitos ocupados (80,8%), a região de Ijuí está com 23 dos 26 leitos ocupados (88,5%) e a região de Passo Fundo está com 93 dos 111 leitos ocupados (83,8%).

Na mesma pesquisa citada anteriormente, que usa modelagem computacional para traçar projeções sobre as tendências relativas à covid-19, o relatório final aponta que, seguindo o relaxamento no isolamento social, poderá haver a ocupação total dos leitos de UTI disponíveis no estado entre o final de maio e meados de junho.

Situação no Brasil

Com o registro de mais 5.632 casos nesta segunda-feira (11), o Brasil atingiu a marca de 168.331 infectados pelo novo coronavírus, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde.  O número de mortes chegou a 11.519, com acréscimo de 396 nas últimas 24 horas. O índice de mortalidade se mantém em 6,8%. 

Com a marca, o país fica na oitava colocação de maiores registros de doentes no mundo, atrás de Estados Unidos (1,3 milhão), Espanha (227 mil), Reino Unido (224 mil), Rússia (221 mil), Itália (219 mil), França (177 mil) e Alemanha (172 mil).

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

 

Edição: Marcelo Ferreira