Rio Grande do Sul

BALANÇO

Rio Grande do Sul tem 111 óbitos e 2.917 casos confirmados de covid-19

Doença segue se espalhando pelo interior gaúcho, já sendo registrada em 205 municípios

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Com novo recorde de mortes em um dia, Brasil soma 12,4 mil vítimas e 177.589 casos confirmados - AFP

Nas últimas 24 horas, o Rio Grande do Sul registrou mais seis mortes em decorrência do coronavírus, segundo boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado no início da noite desta terça-feira (12). Com isso, o número de óbitos no estado chega a 111, em 46 municípios.

Em Passo Fundo foram confirmados dois óbitos, um homem de 89 anos e uma mulher de 90. Com 20 mortes por covid-19, a cidade do Planalto Médio é a que mais registra vítimas no estado. Em Porto Alegre, foi a 19ª morte, um homem de 92 anos. Registraram suas primeiras vítimas as cidades de Mato Castelhano, um homem de 61 anos, Santa Cruz, uma mulher de 67 anos, e Vila Maria, um homem de 70 anos.

Com 109 novos casos de infecção registrados nesta terça, o número de pacientes confirmados com covid-19 chega 2.917 no RS. Desses, 1.683 já são considerados curados e 1.123 seguem com a doença ativa. Diariamente, a doença segue se espalhando pelo interior gaúcho, já sendo registrada em 205 municípios.

As dez cidades gaúchas com mais casos confirmados de covid-19, conforme o levantamento da SES, são:

1. Porto Alegre, com 546 infectados confirmados

2. Passo Fundo, com 277 infectados confirmados

3. Lajeado, com 202 infectados confirmados

4. Bento Gonçalves, com 137 infectados confirmados

5. Marau, com 130 infectados confirmados

6. São Leopoldo, com 107 infectados confirmados

7. Caxias do Sul, com 68 infectados confirmados

8. Novo Hamburgo, com 53 infectados confirmados

9. Garibaldi, com 52 infectados confirmados

10. Venâncio Aires, com 49 infectados confirmados

Novo recorde de mortes no Brasil

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro liberar atividades como academias, salões de beleza e barbearias, o Brasil registrou um novo recorde de mortes pelo novo coronavírus, nesta terça-feira (12): mais 881 pessoas morreram em decorrência da covid-19. Ao todo, as vítimas já são 12,4 mil, conforme o último levantamento divulgado pelo governo. O índice de letalidade subiu para 7%.

O número de casos confirmados agora é de 177.589. Nas últimas 24 horas, foram 9.258 novos contágios registrados no país. Com isso, o Brasil supera a Alemanha no número de infecções, tornando-se o 7º país com mais casos confirmados.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

Edição: Marcelo Ferreira