Rio Grande do Sul

BALANÇO

Com resultados de testes rápidos, casos confirmados passam de 3,5 mil no RS

Atualização mais recente da Secretaria Estadual da Saúde registra 126 óbitos no estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em todo Brasil, já são mais de 200 mil infectados e 13.993 mortes em decorrência do novo coronavírus - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O número de casos confirmados para covid-19 no Rio Grande do Sul deu um grande salto nesta sexta-feira (15), com o incremento de 497 registros desde a atualização do dia anterior. Com isso, chegam a 3.597 o número de pacientes infectados no estado, espalhados por 219 municípios. Conforme o governador Eduardo Leite, os números são referentes ao resultado de testes rápidos realizados pelas prefeituras que não haviam sido computados no levantamento diário da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Dos 3.597 casos, 2.113 pacientes são considerados curados, enquanto 1.358 ainda estão com a doença ativa. Ainda conforme a SES, em atualização mais recente até o momento, com dados registrados até às 16h25 desta sexta-feira, já são 126 óbitos em decorrência do novo coronavírus no estado. O índice de letalidade é de 3,5. As três cidades com mais casos e mortes são:

Porto Alegre – 576 casos e 21 óbitos

Passo Fundo – 296 casos e 21 óbitos

Lajeado – 231 casos e 11 óbitos

Situação no Brasil

O Brasil chegou a 202.918 casos confirmados de covid-19, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde na noite de quinta-feira (14). Apenas no último dia de levantamento foram 13.944 novas infecções registradas.

Com mais 884 mortes confirmadas nas últimas 24 horas, o número vítimas foi a 13.993, ainda conforme o governo. O índice de letalidade é de 7%.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

Edição: Marcelo Ferreira