Rio Grande do Sul

Coronavírus

Liderando a contagem de mortos no RS, Passo Fundo está reabrindo academias

Com o mesmo número de óbitos por covid-19 que a capital gaúcha, cidade registra surtos em frigoríficos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Com 200 mil habitantes, Passo Fundo supera Porto Alegre em termos de letalidade por coronavírus - Prefeitura de Passo Fundo

Líder em mortes por covid-19 no Rio Grande do Sul, Passo Fundo liberou nesta segunda-feira (18) o funcionamento de academias esportivas. O comércio está aberto e também igrejas e outros templos religiosos, além de salões de beleza e barbearias, imobiliárias e escritórios de profissionais liberais. Até a manhã desta terça-feira (19), dos 151 registrados no Estado, o município conta 24 óbitos, número que a colocava como a cidade com maior número de vítimas até a confirmação de novos óbitos na capital Porto Alegre

Academias deverão operar, porém, com número reduzido de clientes e funcionários e os treinos terão que ser agendados. Os cuidados com limpeza foram reforçados e é obrigatório o uso de máscaras em toda a cidade. Continua vedada a abertura de cinemas, teatros, bibliotecas, feiras, galerias, shopping centers e espaços similares.

Três frigoríficos fechados

Com 200 mil habitantes, Passo Fundo supera Porto Alegre em termos de letalidade por coronavírus. A capital possui 24 mortos e 603 casos confirmados. O município do Planalto Médio é o segundo em contaminações. São 310, seguido por Lajeado (242), Bento Gonçalves (166), Marau (141) e Garibaldi (120). Atualmente, 225 municípios gaúchos possuem alguém contaminado por coronavírus.

As cifras elevadas de mortes e infecções de Passo Fundo, Lajeado, Garibaldi e Marau estão conectadas aos surtos em frigoríficos. Lajeado, com 78 mil habitantes, ocupa a terceira colocação em número de óbitos com 15 registrados até esta terça-feira. O município sofreu com surtos em dois abatedouros, as unidades dos grupos BRF e Minuano. Três das indústrias estão interditadas em Passo Fundo, Garibaldi e Lajeado e uma quarta opera com 50% de sua capacidade.

Mais de 25 mil expostos

Dados levantados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontam que, de 20 de março a 11 de maio, foram relatados 30 surtos, 21 deles em indústrias, das quais 17 são plantas de processamentos de carnes. Mais de 25 mil trabalhadores foram expostos e, deles, 2.669 apresentaram sintomas de síndrome gripal. Deste total, 427 empregados testaram positivo para covid-19 e dois foram a óbito. Houve mais nove mortes relacionadas – parentes, amigos ou vizinhos.

Ainda segundo a Secretaria, a chamada taxa de ataque do coronavírus nesses ambientes fechados, frios, úmidos e de grande aglomeração chegou a atingir 40,28% em um frigorífico de Lajeado.

Edição: Marcelo Ferreira