Rio Grande do Sul

MAPA

Zonas Norte e Central concentram maioria dos casos de covid-19 em Porto Alegre

Prefeitura disponibilizou mapa online que registra número de pacientes infectados por bairros e territórios de saúde

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Bairros com mais casos confirmados são Petrópolis, Bela Vista, Rio Branco, Sarandi, e Passo d’Areia - Reprodução PMPA

A prefeitura de Porto Alegre passou a divulgar o número de casos pessoas infectadas pelo novo coronavírus nos bairros da cidade em um mapa online. Os bairros que concentram mais casos ficam nas zonas Norte e Central. Primeiro vem Petrópolis, com 43 casos, em seguida Bela Vista, com 38, Rio Branco, com 29, Sarandi, com 28, e Passo d’Areia, com 27.

O mapa, produzido pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, é interativo e mostra o número pacientes infectados que residem no bairro quando clicado sobre a região. Também é possível visualizar o número de casos pelo território das unidades de saúde do município.

Bairros como Montserrat, Partenon, Menino Deus, Moinhos de Vento, Lomba Do Pinheiro, Santana, Boa Vista, Bom Fim, Azenha, Cristal, Tristeza registram entre 25 e 17 casos da doença. Centro Histórico, Independência, Morro Santana, Rubem Berta e Jardim Itu são algumas das localidades que estão na faixa entre 11 e 15 casos cada.

Verifica-se que a doença tem pouca circulação na Zona Sul e Extremo Sul da capital, onde localizam-se diversos bairros com cinco ou menos casos e seis dos oito bairros que não registram pessoas infectadas: Lami, Extrema, São Caetano, Jardim Isabel, Pedra Redonda e Vila Conceição. Também não apresentam casos o bairro Farroupilha, na região Central, e Anchieta, na Zona Norte.

Conforme dados da Secretaria da Saúde de Porto Alegre atualizados nesta quinta-feira (21), a cidade já registrou 922 casos confirmados de covid-19 e 26 óbitos. Há 2.530 casos suspeitos da doença e 552 são considerados recuperados. Estão internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) 47 pacientes com confirmação da doença, o maior número registrado desde o início da pandemia. Há também 29 pacientes em UTI com suspeita de contaminação. Já a média total de ocupação em leitos de UTI em hospitais de Porto Alegre, nesta sexta-feira (22), é de 81,43%.

Edição: Marcelo Ferreira