Rio Grande do Sul

RESPOSTA

Sesc/RS afirma “enquadramento correto” na conquista do edital FAC Movimento

Na semana passada, entidades do setor artístico criticaram vitória do projeto Aldeia SESC no edital do governo do RS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Fundo de Apoio à Cultura (FAC) Movimento teve a Aldeia SESC Caxias entre os contemplados - Reprodução Sesc/RS

Na semana passada, o Brasil de Fato publicou uma matéria em que entidades ligadas à classe artística cobravam do governo estadual medidas efetivas de auxílio ao setor, que já vivem uma situação “trágica” devido às medidas de isolamento necessárias durante a pandemia no novo coronavírus. Na mesma matéria, as entidades criticam o resultado edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) Movimento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC/RS). Destinado a produtores e artistas independentes, teve como um de seus contemplados o projeto Aldeia SESC Caxias.

Após repercussão da notícia, o Sesc/RS encaminhou uma nota referente ao caso, declarando que “sua presença se dá sempre observando as determinações legais e o enquadramento correto da sua natureza”. A entidade reforça seu papel de fomentadora da produção cultural gaúcha e destaca que, “mesmo neste momento de pandemia, com o rápido avanço das dificuldades em manter sua atividade, o Sesc/RS tem buscado alternativas para manter o apoio à classe artística. Com a ajuda de parceiros, tem sido possível continuar promovendo o fazer artístico, incentivando a preservação do patrimônio cultural do Estado”.

Confira a nota do Sesc/RS:

Movimentar a produção cultural do Rio Grande do Sul é, há mais de sete décadas, um dos objetivos da atuação do Serviço Social do Comércio (Sesc/RS). Sobre a participação em editais como o FAC Movimento, a instituição declara que sua presença se dá sempre observando as determinações legais e o enquadramento correto da sua natureza.

O Sesc/RS incentiva o desenvolvimento da produção cultural gaúcha e fomenta o intercâmbio e o desfrute de bens culturais, acolhendo artistas de todos os lugares do Estado em sua programação, que em grande parte é oferecida às comunidades de forma gratuita, como o próprio Aldeia Sesc Caxias do Sul, contemplado neste edital. Iniciativas como a deste edital público ajudam a reforçar a capilaridade do Sesc/RS em acolher artistas para circularem e subirem aos palcos do Brasil afora. Milhares de grupos circulam pelo País com investimento e realização de projetos da instituição, todos obedecendo editais rígidos com transparência em seus critérios de seleção.

A instituição criada e administrada por empresários do comércio de bens, serviços e turismo, tem caráter privado, não possui fins lucrativos e constitui-se como pessoa jurídica, modalidade na qual foi inscrita no FAC Movimento, que tem ainda o espaço de Pessoa Física reservado para Microprojetos Culturais.

Criada por lei federal, a instituição é intensamente fiscalizada pelos órgãos brasileiros e em seu planejamento anual considera incentivos públicos e privados disponíveis como fundamentais para conseguir manter sua intensa programação. Mesmo neste momento de pandemia, com o rápido avanço das dificuldades em manter sua atividade, o Sesc/RS tem buscado alternativas para manter o apoio à classe artística. Com a ajuda de parceiros, tem sido possível continuar promovendo o fazer artístico, incentivando a preservação do patrimônio cultural do Estado.

Edição: Marcelo Ferreira