Rio Grande do Sul

BALANÇO

Rio Grande do Sul tem 6.785 casos confirmados e 203 óbitos por covid-19

Números da Secretaria Estadual da Saúde seguem defasados em relação aos infectados confirmados por alguns municípios

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em todo o Brasil, já são mais de 391 mil casos confirmados e quase 25 mil mortes - AFP

Nessa terça-feira (26), o Rio Grande do Sul registrou 228 novos pacientes infectados por covid-19, totalizando 6.785 casos confirmados, conforme levantamento da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado na noite desta terça-feira (26). A doença já está presente em 259 municípios gaúchos.

Foram confirmados ainda seis óbitos: Bom Retiro do Sul (homem, 76 anos), Encantado (homem, 52 anos), Gravataí (homem, 63 anos), Novo Hamburgo (homem, 62 anos), Tramandaí (homem, 61 anos), e Venâncio Aires (mulher, 75 anos). Ao todo no estado foram registrados 203 óbitos. Já os pacientes já recuperados somam 5.220.

Os números em relação ao coronavírus no estado seguem mostrando discrepância. Enquanto dados da SES apontam 603 casos na capital, a Secretaria Municipal de Saúde registra 1.049 casos confirmados. Pelos dados da SES, a cidade de Lajeado ultrapassou Porto Alegre, registrando 943 caos. Contudo, ao se consultar o site da prefeitura do município, verifica-se 1.018 casos. Segundo o governo estadual, a diferença se dá pelo uso de sistemas de informação diferentes e os números deve ser atualizados nos próximos dias.

Covid-19 no país

O Brasil novamente registrou mais de mil mortes em um período de 24 horas, com o registro de 1.309, somando 24.512 óbitos causados pela covid-19. Os casos confirmados tiveram um aumento de 16.324 novos registros no período, totalizando 391.22 pessoas infectadas. O levantamento também aponta 158.593 recuperados e 3.882 óbitos em investigação. Os dados são do Ministério da Saúde.

Com esses números, o país segue como segunda nação que mais registra casos absolutos em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e é o quinto em número de mortes. No mundo são mais de 5,6 milhões de casos confirmados, com cerca de 160 países atingidos pela doença e alguns deles, como o Brasil, ainda não atingiram seu pico, segundo especialistas.

O número de vítimas da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) também segue aumentando no país. A doença é considerada umas das principais complicações da covid-19. Os cartórios brasileiros indicam que há mais de seis mil casos desde 16 de março. No mesmo período do ano passado foram 302 registros dessa natureza, de acordo com o Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen- Brasil).

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

Edição: Marcelo Ferreira