Paraná

TRABALHO

Campanha quer dar melhores condições de trabalho para ciclo-entregadores

O objetivo da campanha ''Entrega amiga'' é arrecadar recursos para dar condições de prevenção a este trabalhador

Curitiba (PR) |
Com a pandemia demanda de entregas por aplicativo aumentaram - Giorgia Prates

As mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus, vem impactando diretamente o mundo do trabalho e o consumo. Diante do cenário de ''lockdown'' e distanciamento social, adotado no Brasil e no mundo, para conter o avanço do covid-19, a população vem tentando se adequar a uma nova rotina dentro de casa, com aulas à distância ou trabalho remoto.

Outra mudança provocada pela pandemia, tem sido o aumento de compras no supermercado ou de comida rápida, via aplicativos de delivery. Com boa parte dos bares e restaurantes fechados, e os mercados tendo acesso restrito ao grupo de risco (idosos, crianças e portadores de doenças crônicas), a demanda das empresas de aplicativo vem crescendo rapidamente, e com ela, a necessidade de se contratar mais entregadores. Dentre eles, destaca-se aqui os que usam suas bicicletas: os ciclo-entregadores.

VULNERABILIDADE

Apesar de grande parte dos aplicativos terem apresentado políticas de prevenção aos funcionários, a vulnerabilidade da atividade é muito grande. Além dos trabalhadores não ganharem o necessário para cobrir as despesas do dia-a-dia, durante as entregas, eles precisam de pontos de apoio para lavar as mãos, tomar água ou carregar baterias. Muitos deles moram longe dos trajetos, e ficam 12 horas nas ruas ficando ainda mais vulneráveis, mesmo sendo considerados serviços essenciais, durante período pandêmico.

CAMPANHA ENTREGA AMIGA

Pensando nisso, Patrícia Valverde e Fernando Rosenbaum, proprietários da Bicicletaria Cultural - que é um espaço em Curitiba (PR) voltado para dar apoio aos ciclistas da cidade -, criaram a campanha de financiamento coletivo “Entrega Amiga”, para garantir condições dignas de trabalho e a manutenção da saúde dos ciclo entregadores. A campanha está no site Benfeitoria e visa arrecadar 4 mil reais.

“O que identificamos já em nosso trabalho na Bicicletaria é que as bicicletas usadas para este fim geralmente não estão em boas condições. E, neste momento, este trabalhador não tem como investir", explica Patrícia Valverde. Para ela, “arrecadar recursos através da campanha é importante porque garantirá qualidade nesse fluxo que vai do produtor, passa pelo entregador e chega até a comunidade que recebe em casa.”

Através da campanha, a Bicicletaria oferecerá apoio, abrigo e equipamentos de proteção individual (máscaras e álcool gel) aos ciclo entregadores que se cadastrarem. Para contribuir acesse: https://benfeitoria.com/entregaamiga?fbclid=IwAR0wXvZmGgk4lNKFrqa0hyf4W9AS07xKQ6BxuPSI7GCyvDhQGSv_C9-UPEo

Edição: Gabriel Carriconde