Pernambuco

COVID-19

Observatório Popular recebe denúncias de violação de Direitos Humanos na pandemia

Organizações lançam articulação para apurar denúncias de violação de Direitos Humanos pelo poder público

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Observatório reúne diversas organizações pernambucanas - Ricardo Labastier

A partir da observação do avanço das violações dos Direitos Humanos durante o isolamento social devido ao coronavírus, mais de 30 movimentos sociais e organizações da sociedade civil de Pernambuco lançaram na última terça-feira (26) o Observatório Popular de Direitos Humanos (OPDH), que contará com canais de denúncias contra essas violações por omissão do Poder Público.

O Observatório pretende monitorar e acompanhar o impacto da crise causada pela pandemia em populações e grupos em situação de vulnerabilidade, tais como negros e negras e pobres, assim como mulheres e crianças, povos indígenas, povos quilombolas, população em situação de rua, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência, pessoas encarceradas, idosos, além de trabalhadores e trabalhadoras da saúde e de serviços essenciais, em especial comerciantes informais e entregadores.

Quem presenciar ou vivenciar algum tipo de violação de dessa ordem pode realizar a denúncia através do site, pelas redes sociais ou pelo e-mail: [email protected]. A carta de apresentação do Observatório Popular de Direitos Humanos pode ser acessado através do site oficial clicando na aba Quem Somos.
 

Edição: Marcos Barbosa