Paraná

Solidariedade

Secretário-executivo da CNBB abençoa 50T de alimentos doadas por camponeses do PR

Alimentos serão entregues em bairros de Guarapuava e Pinhão ao longo deste sábado (30)

Curitiba (PR) |
Os produtos estão sendo doados por cerca de 30 comunidades rurais da região - Wellington Lenon

Mais de 50 toneladas de alimentos produzidos por agricultores Sem Terra, faxinalenses e posseiros da região centro-sul do Paraná serão distribuídos a famílias de bairros de Guarapuava e Pinhão, neste sábado (30). Os produtos estão sendo doados por cerca de 30 comunidades rurais da região em solidariedade a quem já enfrenta a fome neste período de crises de saúde pública, econômica e política. Todos os produtos estão sendo reunidos no assentamento Nova Geração, localizado próximo à Guarapuava, e organizados em kits com cerca de 15 quilos cada.

O secretário-executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - Regional Sul 2, Padre Valdecir Badzinski, estará no assentamento às 15h desta sexta-feira (29) para realizar uma benção aos alimentos. Antes de assumir a secretaria da CNBB, o padre atuava como pároco na paróquia Divino Espírito Santo, em Pinhão. O religioso acompanhou e apoiou as famílias posseiras da comunidade do Alecrim quando houve o despejo violento em 2017.

“Esses alimentos são produzidos em propriedades da agricultura familiar, por irmãos nossos, dedicados com sol, chuva, feriado, direto, no serviço da agricultura para produzir alimentos aos seus, à sociedade e aos necessitados”, afirma padre Valdecir Badzinski.

O integrante da CNBB também irá acompanhar o início da entrega dos alimentos na manhã deste sábado em Guarapuava, ao lado do Padre Sebastião José Goulart, coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Guarapuava.

Preparação dos kits de alimentos

O mutirão de preparação é organizado pelas próprias agricultoras e agricultores, com uso de máscaras, álcool em gel e outras medidas de prevenção ao coronavírus. Entre os produtos doados estão feijão, arroz, quirera, fubá, farinha de milho, pinhão, erva-mate, batata-doce, mandioca, moranga, abóbora, derivados de leite, hortaliças, batata, limão, laranja, banana, sabão caseiro.

Locais de distribuição

Em Guarapuava, a distribuição dos alimentos começará às 9h pela Paróquia São Pedro e São Paulo, do bairro Xarquinho; passando pela paróquia São Luiz Gonzaga, no bairro Residencial 2000; no bairro Jardim das Américas, Paróquia Santa Terezinha; e no bairro Paz e Bem. Em Pinhão, os alimentos serão distribuídos nos bairros Colina Verde, Ouro Verde e Invernadinha.

Doações do MST

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de todo o Brasil está em campanha permanente de solidariedade e já doou mais de 1.200 toneladas de alimentos. No Paraná, 28 acampamentos e 36 assentamentos doaram cerca de 100 toneladas de comida saudável desde o início da pandemia até o dia 21 de maio. Também foram produzidas 2.200 marmitas agroecológicas e 400 máscaras de tecido.

O assentamento Nova Geração fica no distrito Entre Rios, Km 395, PR 170, em Guarapuava.

 

Edição: Lia Bianchini