Rio Grande do Sul

BALANÇO

Covid-19 já fez 241 vítimas e infectou quase 9,5 mil pessoas no Rio Grande do Sul

Governo estadual confirmou 216 casos nas últimas 24 horas, mas números seguem menores que os dados dos municípios

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em todo o Brasil, já são mais de meio milhão de casos confirmados e quase 30 mil mortes - Michael Dantas/AFP

O levantamento da Secretaria Estadual da Saúde (SES) atualizado nesta segunda-feira (1) registrou oito óbitos por covid-19, totalizando 232 vítimas no estado. Somadas as mortes recentemente confirmadas por prefeituras e secretarias municipais da Saúde que ainda não constam no balanço estadual, o número de óbitos chega a 241.

Os nove óbitos ainda não registrados pela SES ocorreram nos municípios de São Gabriel (mulher de 60 anos), Caxias do Sul (mulher de 97 anos), Porto Alegre (mulheres de 82 anos e 83 anos), Santo Ângelo (homem de 72 anos), Passo Fundo (mulher de 53 anos) e Paverama (homem de 87 anos, mulheres de 93 e 76 anos).

A SES registrou 216 novos casos da covid-19, elevando o número de infectados para 9.496. Desses, 7.427 (78,3%) são considerados curados e 1.837 (19,3%) ainda estão com a doença ativa. O novo coronavírus segue se alastrando pelo interior, já confirmado em 292 municípios.

Os dados estaduais mostram Lajeado como o município com mais casos da doença, com 1.297. Em seguida aparecem Porto Alegre, com 744 casos, Passo Fundo, com 741, e Bento Gonçalves, com 606. Porém, ao consultar os dados da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, verifica-se que o município já confirmou 1.265 casos positivos do novo coronavírus.

Mais de meio milhão de infectados no Brasil

Com mais de meio milhão de casos, o Brasil segue assistindo ao crescimento da pandemia do coronavírus em níveis alarmantes. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde, o número de infectados registrados alcançou 526.447 pessoas. Em 24 horas foram mais de 12.247 confirmações.

Os registros de mortes causadas pela covid-19 no país chegam a 29.937. Entre domingo e segunda-feira novos 623 óbitos foram confirmados. Há dez dias o país se mantém como segundo na lista de nações que mais têm infectados e já é o quarto entre os que mais registraram casos fatais.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

Edição: Marcelo Ferreira