Minas Gerais

Posicionamento

Presidente da ALMG se manifesta a favor da democracia e do Estado de Direito

Em nota, Agostinho Patrus (PV) demonstra preocupação com o cenário do país e conclama mineiros para se unirem

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Fachada da instituição - Sarah Torres/ALMG

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), divulgou na segunda (1) uma carta se manifestando sobre o momento político do país. “Presenciamos conflitos que vêm emergindo e se tornando rotineiros entre os Poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário federais. Testemunhamos, ainda, sinistras manifestações em lugares públicos, com pautas antidemocráticas e avessas à liberdade, por vezes pregando golpes e a restrição da autonomia do cidadão”, afirma a nota.

Além de relembrar valores democráticos, o deputado defende a união dos entes públicos para o combate da crise sanitária instalada com a pandemia. “A pluralidade de pensamentos é princípio salutar da democracia e preceito indissolúvel ao Parlamento. Desta forma, a Assembleia de Minas entende que, mais do que em outra época, são necessários, nesta em que vivemos, o entendimento e o diálogo, a soma de forças, a colaboração mútua, a substituição de interesses menores pelo interesse de toda a população brasileira, que, sofrida, clama por saúde, trabalho, segurança e, sobretudo, por estabilidade e paz”, diz a nota.

Em sua conta do Twitter, onde foi publicado o texto, Agostinho Patrus comenta que “democracia pressupõe liberdade, possibilita o contraditório, significa respeitar o outro e outras formas de pensar. Sou filho de um Estado que tem na liberdade, diversidade e pluralidade suas maiores características e não posso deixar de me manifestar neste momento tão grave”.

A nota foi divulgada após reunião realizada, por videoconferência com presidentes de outros parlamentos estaduais brasileiros. O encontro incluiu dirigentes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e do Colegiado de Presidentes das Casas Legislativas.

Confira a nota na íntegra:


Carta de Agostinho Patrus (PV) / Divulgação

Edição: Elis Almeida