Rio Grande do Sul

Cultura

Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz lança jornada virtual

Serão duas Ações nas redes sociais, uma sobre o projeto pedagógico e outra sobre a proposta estética e política do grupo

Porto Alegre | BdF RS |
"Poéticas de Ousadia e Ruptura - Uma Jornada com Ói Nóis Aqui Traveiz”, consistirá em dez encontros - Divulgação

Em tempos de pandemia, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz também se reinventa e lança duas ações virtuais nas suas redes sociais. Uma sobre o projeto pedagógico e a outra sobre os diferentes aspectos ligados a proposta estética e política do grupo. Cada ação será desenvolvida em dez capítulos/encontros.

A primeira ação é a websérie "Terreira da Tribo - A Pedagogia do Ói Nóis Aqui Traveiz", já lançada na última sexta-feira (5). E o outro programa é: "Poéticas de Ousadia e Ruptura - Uma Jornada com o Ói Nóis Aqui Traveiz", a ser lançado nas quartas-feiras a partir de hoje (10), sempre às 19h.

Serão disponibilizados no canal do YouTube do grupo e replicado na página do Facebook e também no canal do igtv do perfil no Instagram (@oinoisaquitraveiz).

A Websérie "Terreira da Tribo - A Pedagogia do Ói Nóis Aqui Traveiz" conta com dez capítulos que revelam os processos das diferentes oficinas de teatro desenvolvidas pelo grupo. Tais como a Oficina de Teatro Como Instrumento de Discussão Social, a Oficina de Teatro Livre, A Oficina de Teatro Ritual, a Oficina de Teatro de Rua - Arte e Política e a Oficina para Formação de Atores da Terreira da Tribo. Sendo que nesta última, serão abordadas as disciplinas de "Expressão Corporal" com Tânia Farias, "Interpretação" com Tânia Farias e Paulo Flores, "Teoria e História do Teatro" com Paulina Nólibos e Paulo Flores e ainda "História do Pensamento Político" com Clarice Falcão. Os episódios serão lançados nas redes sociais sempre nas sextas-feiras.

Já "Poéticas de Ousadia e Ruptura - Uma Jornada com Ói Nóis Aqui Traveiz”, consistirá em dez encontros. E tratarão dos temas: O Teatro de Rua – Uma visão sobre a ocupação do Espaço Público; O Teatro Ritual da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz; Práticas de Resistência nas Ações Artístico-Pedagógicas dos Grupos Yuyachkani (Peru) e Ói Nóis Aqui Traveiz; Arte e Política – A trajetória do Teatral da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz; Arte e Política – Uma conversa com Marco Antônio Rodrigues, Paulo Flores e Jé Oliveira; Da elaboração à confecção de máscaras; Arte Pública uma conversa com Amir Haddad e Paulo Flores; Música na Cena – Aula com o músico e compositor de Trilhas de espetáculos teatrais, Johann Alex de Souza; Mulheres da Cena – bate-papo com as atuadoras Marta Haas e Tânia Farias; Teatro e Memória – bate-papo com os atuadores do Ói Nóis Aqui Traveiz, sobre o impacto da Performance “Viúvas – performance Sobre a Ausência” no trabalho da Tribo. Os dez encontros serão lançados sempre nas quartas-feiras a partir desta quarta (10) no canal do Youtube e replicados nas redes sociais.

O grupo ainda se colocará à disposição, neste intervalo de tempo, através de lives no seu perfil do Instagram, para conversar sobre os episódios passados e para introduzir os próximos. Sempre às segundas-feiras às 19h. Essas ações virtuais são uma realização da Associação dos Amigos da Terreira da Tribo e fazem parte do projeto Terreira da Tribo - Ponto de Cultura.

A Tribo continua ainda com a campanha de financiamento coletivo na plataforma da Benfeitoria, para manter vivo o espaço cultural da Terreira da Tribo, que passa por mais dificuldades neste momento de pandemia.

 

 

 

Edição: Katia Marko