Censura

Em menos de 24 horas, outdoors “Fora Bolsonaro” e pelo SUS são alvo de censura em PE

Painéis instalados em Petrolina fazem parte da campanha em todo país da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
Em menos de 24 trecho do outdoor que faz menção ao presidente foi coberto - Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares

Menos de 24 horas depois que a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares publicou na cidade de Petrolina quatro outdoors, com mensagens em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e contra a política adotada pelo presidente Jair Bolsonaro, três deles tiveram parte da mensagem e o rosto do presidente cobertos. Os autores da destruição ainda não foram identificados.

::Brasil chega a 978 mil infectados pela covid e corre risco de falta de medicamentos::

::Ministério Público pede apuração sobre superfaturamento de cloroquina pelo exército::

Depois de Florianópolis, em Santa Catarina, o município de Petrolina, no Vale do São Francisco, foi o segundo a receber os outdoors em quatro pontos da cidade nesta quarta-feira (17). Os painéis trazem a mensagem “Muitas mortes são evitáveis - O SUS salva vidas, Bolsonaro não”. Já na manhã desta quinta-feira (18), os outdoors haviam sido censurados. Apenas um, que fica em terreno particular, foi mantido. O dono do local afirmou que não haveria problema em manter a mensagem da placa.

O ato simbólico marca posição da Rede contra as atitudes do governo Bolsonaro, que tem se posicionado e agido contra as orientações de especialistas e órgão internacionais para evitar o avanço da pandemia de coronavírus no Brasil. De acordo com os dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil se aproxima de um milhão de casos de covid-19 e quase 48 mil pessoas morreram em decorrência da doença.


Médicos decidiram se manifestar de forma símbólica contra a postura de Jair Bolsonaro / Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares

Uma fonte que pediu para não ser identificada comentou que essa é uma prática recorrente na cidade e que grupos políticos de oposição à gestão municipal já haviam sido impedidos de publicar outros outdoors pela cidade.

“Estamos vivendo um momento estranho em Petrolina. Nem na ditadura militar a gente sofria esse tipo de repressão”, pontua.

Aristóteles Cardona, médico de família e comunidade e membro da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares afirma que o episódio deixou os profissionais de saúde perplexos. “Aqui em Petrolina estamos indignados com a história. Vamos discutir como nos posicionar”,afirma. 

Segundo ele, a Rede estuda a possibilidade de acionar a justiça para que o outdoor volte a ser exposto na íntegra.

A equipe do Brasil de Fato Pernambuco tentou contato com a empresa que gerencia os outdoors, mas não obteve sucesso até o fechamento desta reportagem.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Raquel Júnia