Rio Grande do Sul

MANIFESTAÇÃO

Trabalhadores realizam ato contra extinção da Ceitec e a favor do desenvolvimento

Em defesa da soberania nacional, ato cobra postura do governador Eduardo Leite contra o fim da empresa sediada no RS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Manifestação foi realizada em frente ao Palácio Piratini - Marcus Perez/CUT

“A existência da CEITEC é estratégica para que o Brasil domine a área da microeletrônica. Sua extinção não só aumentará o fosso tecnológico do Brasil em relação às nações mais desenvolvidas, como diminuirá imensamente a capacidade brasileira para competir e inovar num mercado cada vez mais moldado pela tecnologia. Mesmo setores como o Agronegócio estão se beneficiando de aplicações da Microeletrônica. Extinguir a CEITEC é escolher deliberadamente o caminho da dependência e do atraso tecnológico.”

Esse é somente um dos diversos argumentos que os colaboradores do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, a Ceitec, entregaram ao governador Eduardo Leite (PSDB), solicitando apoio contra o fim da estatal. O governo Bolsonaro pretende extinguir a empresa pública, única que atua na fabricação de chips e semicondutores na América Latina, sediada na Lomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre.

Na manhã desta sexta-feira (19), os trabalhadores da empresa e sindicatos da base de Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS) realizaram uma manifestação simbólica em frente ao Palácio Piratini, cobrando uma postura do governador. Usando máscaras para evitar a contaminação pelo novo coronavírus e procurando manter uma distância segura, o grupo de manifestantes portava cartazes e faixas e fez falas no microfone destacando a importância da empresa para o Brasil e para o RS.

A proposta de extinção da empresa, segundo os funcionários, se baseia apenas no seu faturamento e ignora suas conquistas tecnológicas para o País. Há consenso entre profissionais e entidades do setor de tecnologia que a extinção da Ceitec acarretaria um retrocesso irreversível para o Brasil e que mais e melhores investimentos devem ser feitos no setor de microeletrônica, para que o país busque mais competitividade e não comprometa a sua soberania.

Conforme aponta o secretário de Organização e Política Sindical da CUT-RS, Claudir Nespolo, o governador conversou nesta semana com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) sobre a extinção, mas não com os colaboradores da empresa. “Ele falou com o ministério mas não escutou os trabalhadores para ter uma opinião sobre o que está acontecendo. Nós queremos dizer que é muito importante manter os empregos na Ceitec em termos de soberania” afirma, ressaltando que qualquer país que se preste está investindo pesado em tecnologia. “Quem não tiver empresa de pesquisa nessa área não vai estar presente no processo de desenvolvimento, vai ficar pra traz”.

A Rede Soberania fez a cobertura ao vivo do ato. Acompanhe a transmissão:

Confira mais fotos do ato


 


 


 


 


Fotos: Marcus Perez/CUT

Edição: Marcelo Ferreira