Rio Grande do Sul

SOBERANIA

Entidades e movimentos sociais lançam manifesto em defesa da Ceitec

Empresa pública de alta tecnologia sediada em Porto Alegre corre risco de extinção pelo governo federal

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Extinção acaba com pesquisas e patentes científicas desenvolvidas, inclusive tecnologia capaz de detectar a covid-19 - Divulgação

Dezenas de entidades e movimentos lançaram um manifesto pela continuidade do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, a Ceitec, ameaçada de extinção pelo governo federal. O texto afirma que “esta empresa pública federal constitui um patrimônio de inovação tecnológica da sociedade brasileira, de importância estratégica para o desenvolvimento econômico do país”.

“A Ceitec, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), criada em 2008, em Porto Alegre, contou, para sua constituição, com o apoio do governo estadual, da prefeitura de Porto Alegre, da Fiergs, da Federasul, das universidades e centros de pesquisas. A empresa articulou-se com o então Programa Nacional de Microeletrônica, criado nos anos 1970, e ainda com o Programa Porto Alegre Tecnópole, similar ao atual Pacto pela Inovação”, explica o documento.

Conforme destacam as entidades e movimentos, uma das principais características do mundo contemporâneo é o desenvolvimento de conhecimento e inovação tecnológica, que necessitam da produção de circuitos integrados. Área de atuação da empresa, que “fabrica e comercializa circuitos integrados (chips) para aplicações em identificação de animais, medicamentos, pessoas e veículos, além de autenticação, gestão de inventário, controle de ativos, entre outras, e, para isso, conta com profissionais altamente qualificados”.

No documento, ressaltam que a empresa comercializou mais de 100 milhões de chips no mercado privado e teve produtos certificados internacionalmente. Extinguir a Ceitec significa “ir na contramão do movimento global de nações e empresas tecnológicas que estrategicamente fomentam o desenvolvimento e condenar o Brasil à dependência de tecnologia importada”.

Na sexta-feira (19), os trabalhadores da empresa e sindicatos da base de Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS) realizaram uma manifestação simbólica em frente ao Palácio Piratini, cobrando uma postura do governador Eduardo Leite frente à proposta de extinção da empresa, que já vem sendo debatida entre os governos federal e estadual. Na quinta-feira (25), às 6h30, entidades e associações de moradores da Lomba do Pinheiro vão realizar uma manifestação em frente à sede da empresa, na parada 2 da Lomba do Pinheiro, Zona Leste de Porto Alegre.


Novo ato em defesa da estatal ocorre nesta semana / Reprodução

Confira o manifesto na íntegra:

As entidades e movimentos abaixo assinados vêm a público manifestar-se a favor da continuidade do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. - Ceitec S.A, neste momento sob risco de extinção pelo governo federal, por considerarem que esta empresa pública federal constitui um patrimônio de inovação tecnológica da sociedade brasileira, de importância estratégica para o desenvolvimento econômico do país.

A Ceitec, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), criada em 2008, em Porto Alegre, contou, para sua constituição, com o apoio do governo estadual, da prefeitura de Porto Alegre, da Fiergs, da Federasul, das universidades e centros de pesquisas. A empresa articulou-se com o então Programa Nacional de Microeletrônica, criado nos anos 1970, e ainda com o Programa Porto Alegre Tecnópole, similar ao atual Pacto pela Inovação.

O mundo contemporâneo tem como uma de suas características fundamentais o desenvolvimento constante do conhecimento e da inovação tecnológica, de que são expressão a Internet das coisas, os big data e a inteligência artificial, que necessitam de circuitos integrados (chips) permanentemente projetados para atender inúmeras demandas.

Indústria, serviços, comunicações, transportes, agronegócio, defesa, saúde e entretenimento são alguns dos setores que vivem processos revolucionários de transformação gerados pela eletrônica. A micro e nano eletrônica, a técnica de produzir chips, estão no centro desta transformação e tornaram-se uma área vital na economia mundial.

A Ceitec projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados (chips) para aplicações em identificação de animais, medicamentos, pessoas e veículos, além de autenticação, gestão de inventário, controle de ativos, entre outras, e, para isso, conta com profissionais altamente qualificados.

Nos últimos anos, a empresa comercializou mais de 100 milhões de chips no mercado privado e teve produtos certificados internacionalmente, demonstrando o atendimento a requisitos operacionais e de segurança internacionais.

A experiência mundial demonstra que empresas da área da microeletrônica demandam investimentos vultosos e um período mais longo de tempo para atingirem seu pleno amadurecimento. China, Rússia e Índia estão investindo pesadamente neste setor. Mesmo países com economias menores, como a Coreia e a Malásia, possuem indústrias que dominam toda a cadeia eletroeletrônica e que constituem parte significativa do PIB. Todos esses países realizaram investimentos públicos para desenvolver a cadeia eletrônica devido à complexidade de processos, custos elevados de equipamentos e pessoal com formação altamente especializada.

Extinguir a Ceitec significa, portanto, ir na contramão do movimento global de nações e empresas tecnológicas que estrategicamente fomentam o desenvolvimento e condenar o Brasil à dependência de tecnologia importada.

A Ceitec é uma importante semente para o crescimento da indústria microeletrônica no país, indispensável para reduzir o déficit comercial brasileiro em semicondutores e levar o Brasil ao rol dos países mais competitivos economicamente e inovadores.

Reconhecendo seu potencial estratégico e sua condição de patrimônio de inovação da sociedade brasileira, as entidades e movimentos abaixo-assinados manifestam-se pela continuidade e aperfeiçoamento constante da Ceitec, com o apoio e incentivo do estado brasileiro.

ABI - Associação Brasileira de Imprensa

ABONG - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

ACCEITEC - Associação dos Colaboradores da Ceitec

ADUFRGS – Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul

AGAPAN - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural

AJD - Associação Juízes para a Democracia

AJURD - Associação de Juristas pela Democracia

AKANNI - Instituto de e Assessoria em Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnias.

ALICE - Agência Livre da Informação, Cidadania e Educação

Amigos da Terra Brasil

AMOCA - Associação dos Moradores do Condomínio Cantegril, Viamão RS

ANDES - Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior

ANDIFES - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior

ARI - Associação Riograndense de Imprensa

CAMP - Centro de Assessoria Multiprofissional

CEAPE - Sindicato, Sindicato de Auditores Públicos Externos

CGTB - Central Geral dos Trabalhadores Brasileiros

Clube de Engenharia

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos

CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

Coletivo Sindical Democracia Municipária

Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito

CONLUTAS - Central Sindical e Popular

CPERS - Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – Sindicato dos Trabalhadores em Educação

CREA - RS - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia

CSB - Central Sindical Brasileira

CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiros

CUT - Central Única dos trabalhadores

ESOCITE.BR - Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias

FECOSUL - Federação dos Empregrados no Comércio de Bens e Serviços do RGS

Federação Democrática dos Sapateiros e Sapateiras do RS

FEETSUL - Federação dos Trabalhadores da Educação Privada do RS

FEMERGS - Federação dos Municíparios do Estado do RS

FESSERGS - Federação Sindical dos Servidores Públicos do RS

FISENGE - Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros

FNE - Federação Nacional dos Engenheiros

FS - Força Sindical

FSP - Fórum Sindical e Popular

FTIA/RS - Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do RS

FTM - Federação dos Metalúrgicos do RS

FUP - Federação Única dos Petroleiros

IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil

Instituto Zoravia Bettiol

INTERSINDICAL - Central SindicalM3D - Movimento Democracia, Diálogo e Diversidade

MNU - Movimento Negro Unificado

Movimento Fé e Política RS

MTST – RS – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto RS

NCST - Nova Central Sindical dos Trabalhadores

Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia

PROIFES - Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Projeto Brasil-Nação

PUBLICA - Central dos Servidores Públicos

SEAERJ - Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro

Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS

SENGE - Sindicato dos Engenheiros

SIMPA - Sindicato dos Municipários de Porto Alegre

SINDAERGS - Sindicato dos Administradores do Estado do Rio Grande do Sul

SINDIMETRO - Sindicato dos Trabalhadores Metroviarios

SINDIPETRO - Sindicato dos Petroleiros do RS

SINDIPOLO - Sindicato dos Trabalhadores do Polo Petroquímico

SINDJORS - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS

SINDSEPE - Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul

SINPACEL-RS - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Celulose e Papel, Papelão, Artefatos e Cortiça de Guaíba e Região-RS

SINPRO/RS - Sindicato dos Professores do RS

SINSOCIÓLOGOS/RS - Sindicato dos Sociólogos

SINTEC-RS - Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do RS

SINTERGS - Sindicato dos Servidores de Nível Superior – RS

SITRACOM - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário da B Gonçalves

STIMEPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre

TCE-RS - Tribunal de Contas do Estado

UEE - União Estadual dos Estudantes

UGES - União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas

UMESPA - União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas do RS

UNE - União Nacional dos Estudantes

Edição: Marcelo Ferreira