Rio Grande do Sul

Coronavírus

ADUFRGS promove aula pública sobre pandemia e saúde mental

Especialistas da UFRGS e UFCSPA falarão sobre os efeitos psicológicos do distanciamento social

Brasil de Fato | Porto Alegre |
“Neste momento de pandemia, as pessoas não estão expostas somente ao coronavírus e a desenvolverem a Covid-19, elas estão expostas, também, à depressão e à ansiedade" - Divulgação

A ADUFRGS-Sindical promove, nesta quarta-feira, (24), às 10 horas, a aula pública “Saúde mental em tempos de pandemia e distanciamento social”, pelo seu canal no YouTube. A aula será ministrada pelas professoras Rose Gurski, da UFRGS, e Mayte Amazarray, da UFCSPA. O diretor de Assuntos da Carreira do MS da ADUFRGS, César Bastos de Mattos Vieira, fará a mediação.

O tema da saúde mental dos professores tem sido pauta de sindicatos e entidades do campo da educação, mas nesse momento de pandemia vem ganhando destaque dentro e fora das universidades por conta dos efeitos do isolamento social. Para o presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, o momento é oportuno para debater a importância de se olhar para o indivíduo como um todo e não apenas para a sua saúde física. “Neste momento de pandemia, as pessoas não estão expostas somente ao coronavírus e a desenvolverem a Covid-19, elas estão expostas, também,  à depressão e à ansiedade. Toda a sociedade precisa estar atenta a isso”, reforça.

Sobre as ministrantes

Rose Gurski é psicóloga e psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre-APPOA.  Professora associada do Instituto de Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Psicanálise: clínica e cultura da UFRGS (2018-2020). Coordenadora do NUPPEC/UFRGS- Núcleo de pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura, e do GT ANPEPP- Psicanálise e Educação. Membro do Coletivo Amarrações. Pós-doutoranda do Instituto de Psicologia da USP. Autora do livro Três ensaios sobre juventude e violência (Escuta, 2012).

Mayte Amazarray é psicóloga, mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS) e doutora em Psicologia (UFRGS). Professora associada da UFCSPA, vinculada ao Departamento de Psicologia. Vicecoordenadora do Curso de Psicologia e membro do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde.

*As informações são do Portal Adverso.

Edição: Marcelo Ferreira