Rio Grande do Sul

PUBLICIDADE INDEVIDA

Bancada do PT pede averiguação sobre destinação de recursos da Saúde para propaganda

Requerimento assinado pelos quatro vereadores petistas foi encaminhado ao Ministério Público de Contas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Entre os gastos está a destinação de R$ 1,1 milhão do Fundo Municipal de Saúde para propaganda sobre o aniversário de Porto Alegre - Esteban Duarte / CMPA

A Bancada do Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre ingressou no Ministério Público de Contas (MPC), nesta segunda-feira (22), solicitando averiguação sobre a destinação de recursos do Fundo Municipal de Saúde para despesas em publicidade. O procurador Geraldo da Camino acolheu o pedido e encaminhou para análise.

“Solicitamos providências para impedir que os recursos públicos sejam destinados para finalidades alheias ao interesse público”, registra o documento assinado pelo líder da bancada, Adeli Sell, e os vereadores Aldacir Oliboni, Engenheiro Comassetto e Marcelo Sgarbossa.

Entre os gastos apontados está a destinação de R$ 1,1 milhão do Fundo Municipal de Saúde para propaganda sobre o aniversário de Porto Alegre. O valor foi destinado à empresa Morya Sul Agência de Publicidade, o que a princípio indica desvio de finalidade.

No requerimento ao MPC, os vereadores petistas reforçam que este ato do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) repete o método usado em 2019, quando o Executivo Municipal foi alvo de ação judicial por gastar em publicidade recursos públicos que suscitam dúvida quanto ao atendimento ao interesse público. Na ocasião, a Associação de Juristas pela Democracia (Ajurd) pediu ao Ministério Público do RS o afastamento de Marchezan por propaganda ilegal e crime de responsabilidade.

“A eleição se aproxima do prefeito Marchezan entra em desespero, já no final do ano passado, na virada do ano, uma decisão na justiça bloqueou a forma como a prefeitura estava fazendo propaganda eleitoral. Estava com um slogan de campanha utilizando massivamente em várias mídias, inclusive fora do Estado do Rio grande do Sul e agora, durante a pandemia, Marchezan volta a atuar da mesma forma”, critica Sgasbossa em vídeo publicado nas redes sociais.

Há outros gastos realizados indevidamente que estão sendo apurados. “Nos últimos dias, constata-se na grande mídia, a veiculação de peças publicitárias que, a pretexto de informar sobre a pandemia de covid–19, na realidade reprisa a tentativa de 2019 de fazer verdadeira propaganda eleitoral antecipada, utilizando inclusive o mesmo slogan, mudando apenas uma palavra”, descreve o documento encaminhado ao MPC.

Pelo portal Transparência, os recursos para esta nova campanha publicitária foram retiradas do Fundo Municipal de Saúde, sem sequer que o Conselho Municipal de Saúde fosse consultado, aponta o requerimento.

Edição: Marcelo Ferreira