Rio Grande do Sul

Agroecologia

Capital com bandeira vermelha faz feiras mudarem para operar com segurança

Neste sábado (27), Feiras Ecológicas da Redenção serão montadas em duas fileiras de bancas ao invés de três

Porto Alegre | BdF RS |
As Feiras Ecológicas integram o setor primário e querem continuar sendo o local mais seguro da cidade para o abastecimento da população - Lenon Veronese

Com Porto Alegre entrando na bandeira vermelha por conta da subida dos indicadores da covid-19, as Feiras Ecológicas da Redenção – Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) e Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) – adotaram novas medidas de segurança.

Neste sábado (27), serão montadas duas fileiras de bancas ao invés de três, uma embaixo das árvores e outra no asfalto, retirando um dos corredores de boxes para alargar a via central. A medida vai facilitar a circulação das pessoas, evitando aglomerações. A avenida José Bonifácio continuará fechada para o trânsito.

Respeitando a distância de 10 metros entre as bancas exigida pela prefeitura, feirantes que contavam com dois módulos terão de montar apenas um box, diminuindo sua área de ocupação. Para chegar ao formato sem grande dispersão, duplas de feirantes ficarão lado a lado, mas separadas por lona plástica transparente. O atendimento ao público acontecerá das 7h às 13h.

O trecho da feira será higienizado com hipoclorito de sódio, aplicado pelos feirantes por meio de borrifadores costais manuais. Vale lembrar que foi publicado nesta semana o decreto municipal 20.625, que aumentou as restrições das atividades econômicas na Capital. O documento garante o funcionamento das feiras de hortifrutigranjeiros ao ar livre. Os feirantes lembram que vêm abastecendo a população com alimentos livres de agrotóxicos e adubos químicos há 31 anos.

Os membros das Comissões de Feira pedem aos consumidores que ajudem a fazer cumprir todas as medidas de segurança já adotadas e dão as seguintes orientações aos clientes:

1) Use máscara. Não serão atendidos clientes sem o equipamento de segurança;

2) Não toque nos produtos. Avalie visualmente o que vai comprar ou peça ajuda aos atendentes;

3) Não crie aglomerações. Respeite as filas e aguarde atendimento;

4) A feira não é local de passeio em tempos de pandemia. Faça suas compras com agilidade e volte para casa;

5) Não é recomendado ir à feira em grupos. Tente definir uma pessoa da família para fazer as compras.

Edição: Ayrton Centeno