Rio Grande do Sul

PANDEMIA AVANÇA

Rio Grande do Sul tem 28.171 casos confirmados e 636 mortes por covid-19

Secretaria Estadual da Saúde confirmou 22 óbitos e 1.249 casos da doença nesta quarta-feira (1º)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em todo o Brasil, são mais de 60 mil mortes e 1,4 milhões de casos confirmados - Agência Belém

O Rio Grande do Sul registrou 22 novos óbitos em decorrência do novo coronavírus nesta quarta-feira (1º), conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Ao todo, 636 pessoas já morreram no estado desde o início da pandemia.

Em sua conta no Twitter, a SES informa que os óbitos são de residentes dos municípios de:

- Campo Bom (homem, 57 anos)

- Carazinho (homem, 71 anos)

- Caxias do Sul (mulher, 81 anos; mulher, 84 anos; mulher, 88 anos)

- Esteio (mulher, 54 anos)

- Estrela (homem, 72 anos)

- Montenegro (mulher, 88 anos)

- Novo Hamburgo (homem, 50 anos; mulher, 60 anos; homem, 65 anos; homem, 79 anos)

- Porto Alegre (mulher, 93 anos; mulher, 94 anos; homem, 68 anos)

- Santo Antônio da Patrulha (homem, 90 anos)

- São Leopoldo (homem, 74 anos; homem, 75 anos)

- São Luiz Gonzaga (mulher, 69 anos)

- Sapiranga (homem, 66 anos)

- Sapucaia do Sul (homem, 86 anos)

- Viamão (mulher, 85 anos)

Foram registrados 1.249 novos casos da covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o número de infectados confirmados no estado para 28.171. Dos 497 municípios gaúchos, 405 já registraram casos da doença. O número estimado recuperados é de 22.618 (80% dos casos).

A aceleração de casos faz o governo gaúcho sinalizar a adoção de medidas de isolamento social mais restritivas. Em live pelo Facebook nessa segunda-feira (29), o governador Eduardo Leite pediu colaboração da população nas seis regiões que estão bandeira vermelha.

"Se essas regiões não reduzirem a velocidade de disseminação do vírus, poderão vir a entrar numa bandeira preta, com mais restrições e, se ainda permanecer uma bandeira preta com velocidade de disseminação do vírus maior, não haverá outro caminho que não seja o lockdown para essas regiões", afirmou.

Mais de 60 mil mortes no país

Em todo o Brasil, segundo dados Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) atualizados na tarde desta quarta-feira, o número de mortes por covid-19 chegou a 60.632, com 1.038 óbitos confirmados nas últimas 24 horas. Foram registrados 46.712 novos casos da doença, elevando para 1.448.753 o número de casos confirmados no país.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

 

Edição: Marcelo Ferreira