Pernambuco

AUDIOVISUAL

Programa Central do Brasil passará a ser exibido na TVPE e TVU

Programa é uma iniciativa popular de enfrentamento à crise brasileira e à pandemia

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Além da transmissão nas redes do Brasil de Fato PE, o programa também será exibido na TVPE - Divulgação

O programa Central do Brasil é fruto de uma parceria entre o Brasil de Fato e a TV dos Trabalhadores (TVT) com apoio das organizações e movimentos populares da Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, que surge como uma articulação nacional que se propõe a criar uma rede nacional de comunicação popular de enfrentamento à crise brasileira e à pandemia.

O Central do Brasil nasceu inspirado em uma experiência brasileira de 1961, uma rede articulada entre rádios que veiculavam as vozes de lutadores sociais comprometidos com a luta pela democracia – então ameaçada por um golpe de Estado que viria a se concretizar em 1964. Essa arituculação chamada “Rede da legalidade” foi fundamental para enfrentar o golpe e demonstrar a importância da construção de uma comunicação popular.

Aqui no estado, além da retransmissão do programa na página oficial do Brasil de Fato Pernambuco no Facebook, essa semana o Central do Brasil passou a ser transmitido na TVPE - TV Pública do estado de Pernambuco com Sinal Digital em Recife e RMR: 46.1; Caruaru: 12.1 e Petrolina: 13.1. Pioneira no estado, desde junho de 2018 a TVPE é transmitida pelo sinal digital, integrando a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) e associada à TV Brasil.

Além disso, nesta segunda-feira (06), o conselho editorial do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias da Universidade Federal de Pernambuco (NTVRU) aprovou a retransmissão do Central do Brasil que tem previsão de início para o próximo dia 13 de julho.

O Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, sempre às 20h, na Rede TVT, Rádio Brasil Atual (98,8 FM) e nas redes sociais do Brasil de Fato. Para quem não é de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. Mais informações podem ser acessadas no site da TVT.

 

Edição: Vanessa Gonzaga