Ceará

Futebol

Copa do Nordeste tem retorno confirmado para o dia 21 de julho e preocupa torcedores

Os jogos acontecerão na Bahia, que tem mais de 95 mil casos confirmados de covid-19

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Dois times cearenses estão na disputa da competição, Fortaleza e Ceará, e ambos já deram início aos treinos tomando as medidas preventivas contra do coronavírus. - Foto: Divulgação / GOVCE

Mesmo o Brasil chegando a 1.713.160 casos confirmados de covid-19 e um total de 67.964 de óbitos causados pela doença, de acordo com as últimas atualizações divulgadas pelo Ministério da Saúde, a Copa do Nordeste já tem data definida para volta: 21 de julho. A confirmação da data e a divulgação foi feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última terça-feira (07). A CBF divulgou em seu site que, a partir da liberação das autoridades locais, o estado da Bahia foi o escolhido para receber todos os 16 jogos restantes da competição, mas vale lembrar que, segundo os dados do Ministério da Saúde, a Bahia registrou 95.536 casos confirmados e 2.277 óbitos.

A CBF informa que a previsão é que a Copa do Nordeste seja realizada até o dia 4 de agosto e que nos próximos dias serão anunciados a tabela detalhada das disputas, os protocolos de saúde e os estádios participantes, mas não tem nada especificamente falando sobre a presença dos torcedores e sobre a lotação máxima de cada partida, o causou preocupação por parte do público. Em matéria divulgada no programa Central do Brasil no dia 7 de julho sobre o retorno da competição, alguns torcedores se mostraram preocupados com essa volta dos jogos. O pesquisador e torcedor do Fortaleza, Raoni Marques, por exemplo, disse “O futebol, ele move muito dinheiro, e a necessidade dos clubes de manter suas folhas de pagamento, que são muito altas, faz com que eles priorizem esses pagamentos, receber esse dinheiro, do que prezar pela vida dos seus torcedores, dos seus jogadores, da sua equipe técnica”.

Dois times cearenses estão na disputa da competição, Fortaleza e Ceará, e ambos já deram início aos treinos tomando as medidas preventivas contra do coronavírus. O Fortaleza Esporte Clube informou em seu site que realizou, no dia 03 de julho, a quarta testagem e avaliações específicas para covid-19 com atletas, comissão técnica, gestores e colaboradores, que fazem parte do grupo. Ao todo foram realizados 71 testes de RT-PCR para Covid-19. De acordo com uma nota divulgada pelo clube, todos os atletas testaram negativo e um dos colaboradores testou positivo e já foi isolado e orientado pelo departamento médico do clube.

Já o Ceará, publicou em seu site, no dia 12 junho, a realização da segunda etapa de testes para a covid-19 em atletas e funcionários. O clube informa que, ao todo, foram testadas 60 pessoas. “Essa segunda etapa foi de testes PCR, teste este capaz de detectar presença de qualquer resquício de vírus no organismo”. O time informa que nessa segunda testagem todo grupo negativaram.

Os jogos

A competição retornará com as partidas da oitava e última rodada da primeira fase. Os quatro melhores times de cada um dos dois grupos avançam para as quartas de final. A tabela parou assim: No Grupo A, o Fortaleza é o líder, com 14 pontos; o Bahia aparece e segundo, também com 14; Botafogo-PB vem em seguida, com 12; e o Sport fecha o G-4, com 9 pontos. Vale lembrar que Fortaleza e Bahia já conquistaram suas vagas para a próxima fase. Já no Grupo B, o Confiança aparece no topo da tabela, com 13; o Vitória, segue logo atrás, também com 13 pontos; Náutico, aparece em terceiro, e Ceará, no quarto lugar, completam com G-4, com 11 pontos cada.

Coronavírus no Ceará

De acordo com as ultimas atualizações da plataforma IntegraSUS, o Ceará chega a 131.000 casos confirmados de coronavírus e um total de  6.741 óbitos.  
 

Edição: Monyse Ravena