Rio Grande do Sul

Show Virtual

Uiliam Michelon Trio é a oitava atração do Ecarta Musical neste sábado (11)

Mesclando clássicos da música mundial e temas autorais, o acordeonista e compositor se apresenta a partir das 18h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Trio se apresenta pelas redes sociais, nesse sábado, trazendo clássicos e músicas autorais - Divulgação | Yhuri Ramos

Há cinco anos o acordeonista e compositor Michelon desenvolve projetos instrumentais e tem participado de festivais de música folclórica, regional e de rua na região Sul do Brasil. Com repertório que mescla clássicos da música mundial a temas autorais baseados em ritmos identificados com o Sul do Brasil, da Argentina e do Uruguai, o trabalho do músico poderá ser conferido através de transmissão online no Ecarta Musical, projeto permanente da Fundação Ecarta, que acontece no sábado (11), a partir das 18h, via youtube, facebook e instagram da entidade.  

De acordo com Uiliam, seu trabalho tem influências da Milonga, chamamé e chacareira, e ainda do jazz e da música clássica, além de releituras de composições de Astor Piazzolla, Carlos Gardel, Daniel Colin, Édith Piaf, Lucio Dalla e Tony Murenam que irão compor o show. Para formar o trio, Michelon se une ao violonista Thiago Carlotto e a Gleidson Dondoni na bateria.

Um pouco mais sobre os três músicos

Uiliam Michelon – atua também como arranjador e professor de acordeon. Lançou seu primeiro álbum autoral Uiliam Michelon Quarteto no ano passado e baseia seus temas na milonga, chamamé, chacareira e no tango adicionando requintes harmônicos, melódicos e orquestrais à música regional.

Thiago Carlotto – ligado à música desde os dez anos de idade, é compositor e professor de violão e guitarra também. Integrou a banda base da gravação do DVD comemorativo à primeira década do festival nativista Baqueria de los Piñares e do EP autoral de Jorge Dorigatti, além das faixas do cantor Leonardo Hoffmann. Atualmente participa da banda de pop rock Dona Thereza, em Vacaria.  

Gleidson Dondoni – multi-instrumentista com atividade em bateria, violão, guitarra, acordeon diatônico, banjo e gaita de boca. Além disso, é professor de música e instrutor de percussão com atuação no nordeste gaúcho. Integra as bandas de pop rock, MPB e instrumental Black Mu, Dona Thereza, Alemão Trio, Uiliam Michelon Quarteto e Poetas e Boêmios.

Sobre o Projeto 

O Ecarta Musical integra um dos cinco projetos permanentes da Fundação Ecarta. Instituído em 2005 tem como objetivo valorizar os músicos e a produção musical do Rio Grande do Sul. Os shows têm entrada franca e acontecem quinzenalmente, na sede da Ecarta em Porto Alegre, porém, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, esta edição passa a ser transmitida virtualmente.

Em 2011, a Ecarta estendeu o projeto também ao interior do Estado. Além de show, o projeto promove palestra, debate, curso, entre outras atividades na área da música. O Ecarta Musical recebeu homenagem especial em 2015 no Prêmio Açorianos de Música pelo seu 10° ano de atividades ininterruptas, valorização dos artistas e formação de público. A Fundação Cultural e Assistencial Ecarta é uma entidade instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS)

Edição: Marcelo Ferreira