Paraná

PANDEMIA

Mortes por Covid podem passar de 1.600 por dia, revela modelo da Federal do Paraná

Pesquisador alerta que este não é o momento para relaxar regras de isolamento social

Curitiba (PR) |
Mortes devem aumentar nos próximos dias, de acordo com dados da UFPR - Foto: Giorgia Prates I Diagramação: Vanda Morais

Um modelo matemático baseado em inteligência artificial desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aponta que, daqui a duas semanas, o Brasil poderá atingir mais de 1.600 mortes diárias. Na última terça, 7, foram 656 mortes. No total, já são mais de 66 mil mortes e mais de 1,6 milhão de casos confirmados. O objetivo do projeto é auxiliar as autoridades públicas na tomada de decisões e na definição de medidas preventivas.

O modelo, criado por membros do Grupo de Inteligência Artificial Aplicado à Bioinformática do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFPR, utiliza algoritmos evolutivos, uma das vertentes da inteligência artificial, para analisar os dados públicos disponibilizados e ajustar as curvas. No site em que o sistema está disponível, é possível visualizar a quantidade esperada de casos ou óbitos diários para duas semanas futuras.

“Fornecemos uma visão completa da pandemia no Brasil. Cada município com casos notificados pode realizar consultas relativas a sua tendência. Os gestores também podem observar a sua situação, comparar com outras análogas e procurar soluções observando casos de sucesso. Além disso, podem observar o efeito de medidas tomadas sobre seu próprio município, verificando o êxito destas com relação à tendência anterior”, explica o coordenador do projeto, professor Roberto Tadeu Raittz.

De acordo com as observações dos pesquisadores, a tendência ainda é de crescimento no número de casos no Brasil e no mundo. Pelas análises, este é o pior momento para que medidas de cuidado sejam relaxadas. “Não atingimos o pico da epidemia. Pelo contrário, a curva está em um crescimento muito preocupante. Infelizmente a cada relaxamento nas medidas de contenção, mais longe vai ficar o fim”, alerta o coordenador do projeto.

Cenário no Paraná

No Estado, o sistema calcula que poderão aparecer, em duas semanas, mais de 3.300 novos casos por dia. Recentemente, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou que o Paraná ultrapassou a marca de 34 mil casos, com recorde de mortes registradas em 24 horas, até agora, de 44.

Edição: Gabriel Carriconde