Rio Grande do Sul

DEBATE ONLINE

Conversas ADUFRGS convida professores negros da UFRGS para debater o racismo

Encontro será na quarta, 15 de julho, às 10h, no canal do sindicato no YouTube

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Os negros e seus descendentes sofrem discriminação social, cultural, política e econômica. E isso ocorre também dentro das universidades" - Divulgação

O “Conversas ADUFRGS” desta semana vai falar sobre racismo. Para discutir o tema, o sindicato convidou quatro professores negros de diferentes áreas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): Fernanda de Souza Bairros (Saúde Coletiva), Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher (Faculdade de Educação), Maria Luiza Saraiva Pereira (Bioquímica) e José Carlos dos Anjos (Sociologia e Desenvolvimento Rural). O encontro será na quarta-feira (15), às 10h no canal da ADUFRGS no YouTube.

A mediação será do diretor da ADUFRGS, José Vicente Tavares dos Santos, que aponta o tema como “de extrema importância numa sociedade marcada por séculos de escravidão”. José Vicente coloca que mesmo após a abolição, “os negros e seus descendentes sofrem discriminação social, cultural, política e econômica. E isso ocorre também dentro das universidades”, aponta. Por isso, “convidamos professores negros para desvelar práticas de racismo que ficam encobertas. Nesse ‘Conversas ADUFRGS’, queremos mostrar que devemos superar todas as formas de racismo e discriminação, inclusive dentro da universidade”.    

Conheça os convidados

Fernanda de Souza Bairros

Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da UFRGS, atuando no Curso de Bacharelado, Residência Multiprofissional e no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Graduada em Nutrição (2004) e Mestre em Saúde Coletiva (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora em Epidemiologia pela UFRGS, com período de Doutorado Sanduíche na Agència de Salut Pública de Barcelona, Espanha (2013). Realizou Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (2016). Possui experiência nas áreas de Nutrição, Saúde Coletiva e Epidemiologia. Desenvolve ensino, pesquisa e extensão principalmente nos seguintes temas: iniquidades raciais e de gênero em saúde e segurança alimentar e nutricional. 

Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher 

Possui Mestrado em Educação pela UFRGS (1995) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2006). Atualmente é professora Associada nível 1 da UFRGS, Coordenadora do UNIAFRO/UFRGS, Coordenadora do PNAIC/UFRGS, Membro do GT 26a do TCE/RS, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, literatura infantil, educação antirracista, infância, texto e identidade e diferença.

Maria Luiza Saraiva Pereira 

Professora Titular do Departamento de Bioquímica da UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela UFRGS (1988) e Doutorado (Doctor of Philosophy, PhD) pela United Medical and Dental Schools (UMDS) of Guys and St. Thomas Hospitals da University of London (1995). Atualmente é Professora Orientadora Permanente dos seguintes Programas de Pós-Graduação: Bioquímica, Genética e Biologia Molecular e Biologia Celular e Molecular da mesma Universidade. 

José Carlos dos Anjos

Possui doutorado em Antropologia Social pela UFRGS (1998). Pós-doutorado em École Normale Superieure de Paris (2007). Atualmente é professor da UFRGS atuando na Pós-Graduação em Sociologia e Desenvolvimento Rural. Professor Visitante da Universidade de Cabo Verde. Trabalha com Sociologia de elites e Relações Interétnicas, Políticas públicas, elites intelectuais, desigualdade racial.

Edição: Marcelo Ferreira