Rio Grande do Sul

DOCUMENTÁRIO

Curta-metragem O Afeto e a Rua está em votação no 15º Festival Taguatinga de Cinema

Já é o quinto festival de cinema que o documentário foi selecionado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Parte do financiamento coletivo para realização do filme foi revertido para os entrevistados
Parte do financiamento coletivo para realização do filme foi revertido para os entrevistados - Fotos: Divulgação

O filme “O Afeto e a rua”, dirigido por Thiago Köche, que aborda a relação entre pessoas em situação de rua que vivem com cachorros em Porto Alegre, está em votação na Mostra Seleção Popular do 15º Festival Taguatinga de Cinema. Independente e sem recursos públicos, o curta-metragem arrecadou recursos com um financiamento coletivo em 2019 e parte dos valores foram revertidos para os entrevistados.

Para assistir o filme, acesse o link festivaltaguatinga.com.br/festivalTagua/15/assista/curta/filme/1860 e faça um rápido cadastro (é necessário acessar seu e-mail e confirmar a inscrição). Depois, clique novamente no link acima que irá direcionar diretamente para o documentário. Assista e para ajudar o filme a ser um dos vencedores da Mostra Seleção Popular, vote através do botão CURTIR embaixo do player. Os filmes da Mostra Seleção Popular estarão disponíveis no site do festival até 30 de agosto.

Já é o quinto festival de cinema que O Afeto e a Rua foi selecionado. Os outros foram: 7º CineSerra (RS), 8º Ver Cine (RJ), 1º FIC (RJ), FestCurtas FUNDAJ 2020 (PE) e 15º Festival Taguatinga de Cinema (DF).

Protagonismo a quem vive nas ruas


Filme debate dois temas: as situação das pessoas que vivem nas ruas e o abandono de animais / Divulgação

"Nossa ideia é dar protagonismo às pessoas em situação de rua, cidadãos que muitas vezes são invisibilizados pela sociedade. Ao mesmo tempo, também visamos sensibilizar as pessoas para a adoção de animais", ressalta Köche, que também dirigiu os documentários Manifesto Porongos e O Galo Missioneiro.

A educadora social Veridiana Machado destaca a importância da produção do documentário. "Esse projeto pode demonstrar de forma muito bacana o quanto essa relação é importante e como essas pessoas conseguem cuidar de seus cães. Isso vai contra o pensamento recorrente da maioria das pessoas, que acredita que os animais não estão sendo bem cuidados".

Cenário de exclusão

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tinha em 2015 mais de 100 mil pessoas em situação de rua. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no País. Dessa forma, o projeto O Afeto e a Rua debate esses dois temas.

Conforme a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), aproximadamente 4 mil pessoas estão em situação de rua na capital gaúcha. Os dados são baseados em atendimentos das equipes de abordagem social. Com a pandemia do novo coronavírus e a recessão econômica, esses números devem ser maiores.

A equipe também contou com a co-direção da jornalista Samantha Klein e com a edição de som e trilha sonora de Humberto Schumacher. O principal trabalho do diretor Thiago Köche é o documentário Manifesto Porongos (2016), que foi selecionado para 26 festivais nacionais e internacionais e vencedor de 9 prêmios, e que pode ser assistido através do link: https://youtu.be/sPRxrjQ44pA.

Edição: Marcelo Ferreira