Rio Grande do Sul

Manifestação

Primeiro ato das Comunidades em Luta ocorre nesta quinta-feira (23)

Estão mobilizadas seis comunidades da cidade de Porto Alegre, além de uma comunidade em Canoas e outra em São Leopoldo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
É antiga a luta em defesa da Saúde e contra a Emenda Constitucional 95 - Conselho Popular Lomba do Pinheiro

O primeiro ato das Comunidades em Luta ocorre nesta quinta-feira (23), após ser transferido devido à chuva da semana passada. Está previsto acontecer em seis comunidades da cidade de Porto Alegre, além de uma comunidade em cada uma das cidades de Canoas e São Leopoldo.

Moradores e moradoras irão para as ruas de suas comunidades defender o SUS e apoiar os trabalhadores da Saúde. Também vão reivindicar que se tenha direito a fazer isolamento e acesso à renda básica. Segundo os organizadores, estes atos ocorrerão respeitando os cuidados de distanciamento, uso de máscaras e outros aspectos que preservem a vida.

A integrante de coletivo feminista que atua na comunidade da Cascata, em Porto Alegre, Zadi Zaro, explica que a situação das comunidades é bastante crítica. “A região Metropolitana de Porto Alegre e a Capital têm vivido dias de profunda insegurança frente a ampliação do contágio da população pelo coronavírus e, por consequência, do risco de esgotamento da capacidade de atendimento pelas unidades de Saúde”, destaca.

Ao mesmo tempo, segundo ela, a crise econômica que já vinha se manifestando em altos índices de desemprego, mesmo antes da pandemia, tem impossibilitado que as pessoas façam quarentena e garantam isolamento social, o que leva a que este quadro se agrave ainda mais.

Edição: Katia Marko