Rio Grande do Sul

Pandemia em Números

RS já registra 1.456 óbitos e 54.841 contaminados pelo novo coronavírus

Nas últimas 24 horas foram 59 mortes e 1.829 novos casos; a ocupação de UTIs é de 75,9%

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mapa mostra incidência por 100.000 habitantes nos 455 municípios gaúchos em que a doença foi registrada - Reprodução

Com 59 óbitos nas últimas 24 horas em decorrência da covid-19, o Rio Grande do Sul chega a 1.456 mortes relacionadas à doença desde o início da pandemia. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde (SES), atualizados na tarde desta quinta-feira (23), que informam ainda 1. 829 novos casos de infecção, elevando o total de casos confirmados para 54.84, espalhados em 455 municípios gaúchos.

Os novos óbitos associados ao coronavírus são de moradores dos municípios de Porto Alegre (14), Canoas (8), Viamão (5), Gravataí (3), São Leopoldo (3), Gonçalves (2), Cachoeirinha (2), Alvorada, Bento Caxias do Sul, Charrua, Cidreira, Eldorado do Sul, Estância Velha, General Câmara, Guaíba, Harmonia, Lindolfo Collor, Maquiné, Novo Hamburgo, Osório, Palmares do Sul, Parobé, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo, São José do Norte e Taquara.

A taxa de ocupação de leitos em  Unidades de Terapia Intensiva (UTI) também registraram aumento, marcando até o momento 75,9%. São 1.795 pacientes em 2.365 leitos de UTI. As macrorregiões Metropolitana e Serra apresentam as porcentagens mais elevadas, com 81,5% e 81,2% respectivamente. 

Brasil registra mais de 59 mil novos casos

Em todo o país, nesta quinta, foram registrados 1.311 óbitos e 59.961 novos casos, conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). Dados consolidados informam que já morreram 84.082 pessoas e foram infectadas 2.287.475 pelo novo coronavírus.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira