Neste domingo (26), às 18h, a Associação Cultural José Martí do RS fará um ato político-cultural virtual para o Lançamento da Campanha Prêmio Nobel da Paz às "Brigadas Médicas Cubanas Henry Reeve". Também estará comemorando os 36 anos da ACJM/RS e os 67 anos do Assalto ao Quartel de Moncada (Dia da Rebeldia Cubana). A realização será conjunta com a Rede Soberania e Brasil de Fato RS.
Idealizada pela organização francesa Cuba Linda e pelo Comitê França-Cuba, a campanha pelo Nobel para os médicos cubanos será lançada oficialmente em todo o continente americano neste domingo, dia 26 de julho, e globalmente no dia 13 de agosto, data de nascimento de Fidel Castro.
Formada por profissionais da saúde especializados em situação de desastres e epidemias graves, a Brigada Henry Reeve atua há 15 anos. O Grupo já esteve em países como Angola, Haiti, Chile, Paquistão, Guatemala, Bolívia, México, China, Peru. Há mais de 20 equipes da brigada em atuação contra a covid-19 no mundo todo. Quase dois mil profissionais formados em Cuba compõem esses esforços.
A histórica atuação para atendimento às vítimas do ebola bola na África Ocidental em 2014 e 2015 é reconhecida mundialmente. Em 2017, a brigada recebeu o Prêmio Doutor Lee Jong-Wook 2017 de Saúde Pública, entregue pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pelo trabalho.
Criado em setembro de 2005 por Fidel Castro, o Contingente já salvou milhares de vidas em países assolados por terremotos, furacões e epidemias em diferentes regiões da África, América Latina, Caribe e Ásia.
Confira a programação
Ato Político Cultural do Lançamento Nacional da Campanha pelo Prêmio Nobel da Paz para a Brigada Médica Cubana Henry Reeve
36 anos da Associação Cultural José Martí do RS e 67 anos do Assalto ao Quartel de Moncada
Domingo, dia 26 de julho, às 18h
Participações
- Marajuara Azambuja, presidenta da ACJM
- Rolando Antônio Gómez Gonzáles, Embaixador de Cuba no Brasil
- Fernando Pigatto, presidente do CNS
- Salete Carollo, direção nacional do MST
- Pedro Ruas, ex-deputado estadual
- Flávio Koutzii, ex-deputado estadual
- Jussara Cony, ex-deputada estadual
- Saulo Gruginskie, médico da família e comunidade formado ELAM-Cuba
Participações culturais
- Leonardo Ribeiro
- Liane Schuler
- Tânia Farias e Mário Falcão
- Unamérica (Dão Real e Zé Martins)
Edição: Katia Marko