Rio Grande do Sul

Pandemia em Números

RS atinge 60 mil infectados e 1.611 mortes; só 8 regiões ficam com bandeira vermelha

Foram 40 óbitos nas últimas 24 horas; já são 60.044 pacientes infectados desde o início da pandemia, em 461 municípios

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mapa de distanciamento mantém oito cidades em bandeira vermelha - Divulgação SES SEPLAG

Com 40 mortes registradas nas últimas 24 horas, o Rio Grande do Sul já tem 1.611 óbitos em decorrência do novo coronavírus. A informação é da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que nesta segunda-feira (27) divulgou ainda 311 novos casos de covid-19. Já são 60.044 pacientes infectados desde o início da pandemia, em 461 dos 497 municípios gaúchos.

Os óbitos confirmados hoje foram em: Alvorada (6), Araricá, Bagé, Barra do Ribeiro, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Camaquã, Campo Bom, Canoas (2), Caxias do Sul, Estância Velha, Esteio, Garibaldi, Gravataí, Ijuí, Marau, Passo Fundo, Porto Alegre (7), Rio Grande, Ronda Alta, Santo Antônio da Patrulha, Santo Augusto, São Vendelino, Sapucaia do Sul (3), Três Coroas, Viamão.

A taxa de ocupação de leitos Unidade de Tratamento Intensivo é de 76,4%. Com cerca de 70 hospitais a região Metropolitana registra nessa segunda, 80,2% de taxa de ocupação. Já a região da Serra, com 28 hospitais, registra 82,8% de ocupação.

Oito regiões ficam em bandeira vermelha

Em videoconferência via redes sociais nesta tarde, o governador Eduardo Leite divulgou o mapa definitivo da 12ª rodada do distanciamento controlado, que vale entre 28 e 03 de agosto. Quatorze regiões ficaram com bandeira vermelha no mapa preliminar divulgado na sexta-feira (24). 49 pedidos de reconsideração de bandeira foram feitos, após a revisão, apenas oito permanecem com o mesmo status. 

Permanecem em bandeira vermelha os seguintes municípios: Capão da Canoa, Caxias do Sul, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Porto Alegre. As regiões de Pelotas, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Bagé  e Santo Ângelo, que foram classificadas preliminarmente na cor vermelha, retornaram à laranja no mapa definitivo. 

Atualmente o estado tem 252 municípios sob bandeira vermelha, o que corresponde a 63,6% da população gaúcha (7.199.739 habitantes). Desse total, 119 municípios não tiveram registro de hospitalização e óbito por covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento – equivalente a 5% da população gaúcha (565.025 habitantes).

Diagnosticado com o vírus na sexta-feira, o governador ressaltou a importância do isolamento no RS. Salientou também que quanto menor a taxa de ocupação de leitos, maiores são as chances de um retorno gradual a normalidade.

Na live o governador defende que o governo do RS deve estabelecer as regras quanto ao controle da pandemia para os municípios. O governador reconheceu que há uma redução do índice de isolamento social no Estado. 

Veja como ficou o mapa final da 12ª rodada no site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/

Brasil ultrapassa 87 mil mortes

Em todo o país, nesta sexta, foram registrados 614 óbitos e 23.284 novos casos de covid-19, conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). Dados consolidados informam que já morreram 87.6188 pessoas e foram infectadas 2.442.375 pelo novo coronavírus.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Katia Marko