Rio Grande do Sul

Cultura

Grupo Os Quixotescos apresenta live em homenagem aos 196 anos de São Leopoldo

Monólogo será transmitido pelas páginas no Facebook Cultura São Leopoldo e Os Quixotescos, nesta quarta-feira, às 16h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Monólogo é baseado na obra homônima do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago, O Conto da Ilha Desconhecida - Isabel Dias/Divulgação

“É preciso sair da ilha para ver a ilha.
Não nos vemos se não saímos de nós.”

José Saramago

O grupo de teatro Os Quixotescos apresenta monólogo baseado na obra homônima do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago, O Conto da Ilha Desconhecida. A peça é financiada pelo Circuito de Ocupação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo, edital dos Municípios-FAC RS.

A live integra a programação de 196 anos de São Leopoldo e será transmitida nesta quarta-feira (29), às 16h, pelas páginas no facebook @culturasaoleopoldo e @osquixotescos.

O teatro retrata a história de um homem obstinado que busca realizar seu maior sonho: sair em busca de uma ilha que ninguém conhece. Uma jornada interior de realização pessoal, uma aventura repleta de reflexões. Conforme Saramago, “gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar.” Nessa passagem, o autor propõe uma ruptura de um padrão comportamental bastante comum nas relações afetivas, sugerindo uma dissociação entre afeto e posse.


O teatro retrata a história de um homem obstinado que busca realizar seu maior sonho: sair em busca de uma ilha que ninguém conhece / Mariana Souza/Divulgação

O enredo valoriza o sonho como estímulo para a realização humana. Afinal, a busca de uma ilha que não consta em nenhum mapa, tem por trás de seu relato a maneira com a qual lidamos com o desconhecido, mostrando o retrato do ser humano, suas condições, pensamentos, sonhos e buscas.

"É um grande desafio fazer teatro na frente de uma câmera parada, sem o calor do público, principalmente para nós que atuamos mais com teatro de rua", ressalta a produtora Cátia Cylene.

Este monólogo já teve duas apresentações em Rosario, na Argentina. Conta com atuação de Ari Meneghini, produção, sonoplastia e iluminação de Cátia Cylene.

Edição: Katia Marko