Rio Grande do Sul

PANDEMIA AVANÇA

Rio Grande do Sul e Porto Alegre têm recorde de registro de mortes por covid-19

Foram 69 óbitos no estado, sendo 21 na capital; RS já tem 1.679 vítimas e 62.347 casos confirmados da doença

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em todo o Brasil, já morreram mais de 88 mil pessoas e foram infectadas mais de 2,4 milhões
Em todo o Brasil, já morreram mais de 88 mil pessoas e foram infectadas mais de 2,4 milhões - Carl de Souza / AFP

O avanço do novo coronavírus no Rio Grande do Sul registrou dois recordes nesta terça-feira (28). Foram confirmados 69 óbitos em todo o estado, sendo 21 apenas em Porto Alegre, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde. Com isso, chegam a 1.680 vítimas fatais desde o início da pandemia. Foram confirmados também 2.404 novos pacientes infectados, elevando o total de casos para 62.347, em 463 municípios gaúchos.

Além dos óbitos na capital, também registraram vítimas os municípios de Novo Hamburgo (5), Passo Fundo (4), Alvorada (4), São Leopoldo (3), Canoas (3), Rio Grande (3), Sapucaia do Sul (2), Esteio (2), Canela (2), Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Marau, Pelotas, Farroupilha, Sapiranga, Santiago, Uruguaiana, Sarandi, Guaíba, Estância Velha, Triunfo, Veranópolis, São José do Norte, Rosário do Sul, Três Coroas, Balneário Pinhal, São João da Urtiga e Morro Redondo.

Às 18h desta terça, a taxa de ocupação de leitos de UTI nos hospitais gaúchos estava em 76,9%, conforme dados da SES. Dos 1.834 pacientes internados em leitos adultos, 881 estão com covid ou suspeita da doença, o equivalente a 48%.

No município de Porto Alegre, mais da metade dos leitos de UTI estão ocupados por pacientes com covid ou suspeita. A partir de monitoramento da Secretaria Municipal da Saúde, verifica-se que a taxa de ocupação está em 89,84%. Dos 690 pacientes internados, 352 estão relacionados ao novo coronavírus. Conforme a SES, a capital já soma 294 óbitos e tem 7.757 casos confirmados da doença.

Brasil tem mais de 88 mil mortes

Em todo o país, nesta terça, foram registrados 852 óbitos e 38.513 novos casos de covid-19, conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). Dados consolidados informam que já morreram 88.470 pessoas e foram infectadas 2.480.888 pelo novo coronavírus.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira