Rio Grande do Sul

PANDEMIA AVANÇA

Com 75 óbitos, RS tem mais um dia de recorde de mortes por covid-19

Já são 1.825 vítimas no estado e 66,4 mil pessoas infectadas desde o início da pandemia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mapa mostra incidência de casos por 100.000 habitantes por cidades; doença já está em 466 municípios - Divulgação SES

Pelo terceiro dia consecutivo, o Rio Grande do Sul tem recorde de óbitos por covid-19 registrados nas últimas 24 horas. O boletim da Secretaria da Saúde desta quinta-feira traz 75 mortes, elevando o total de vítimas para 1.825.

A pasta informou ainda 2.041 novos casos da doença, totalizando 66.473 pessoas infectadas, em 466 municípios gaúchos, desde o início da pandemia.

O maior número de vítimas novamente é de Porto Alegre, com 15 óbitos confirmados nesta quinta. A capital já soma 323 óbitos e 8.212 casos confirmados da doença. Em seguida estão Canoas, com 89 óbitos e 1.535 casos, e Novo Hamburgo, com 85 óbitos e 2.342 casos.

Os demais municípios que tiveram mortes confirmadas hoje são Caxias do Sul (4), Gravataí (4), Bento Gonçalves (3), Novo Hamburgo (3), Passo Fundo (3), Viamão (3), Alvorada (2), Campo Bom (2), Pedro Osório (2), Rio Grande (2), Triunfo (2), Barão do Triunfo, Canela, Canoas, Capão da Canoas, Carlos Barbosa, Eldorado do Sul, Esperança do Sul, Estância Velha, Glorinha, Guaporé, Lajeado, Pelotas, Pinheirinho do Vale, Rolante, Santa Maria, Santo Ângelo, São Gabriel, São Jerônimo, São José do Norte, São Leopoldo e Vacaria.

Às 17h desta quinta, 75,5% dos leitos de UTI encontravam-se ocupados em todo o estado. Entre os pacientes internados, 47,2% estão com covid-19 ou suspeita da doença. Em Porto Alegre, 86,11% dos leitos de UTI encontram-se ocupados, sendo 49,7% referentes a pacientes com covid-19 ou suspeita.

Atualmente, 109 surtos estão ativos no estado, conforme boletim epidemiológico do Centro Estadual de Vigilância em Saúde divulgado nesta quarta-feira (29).

Mais um dia com milhares de mortes no país

Em todo o Brasil, foram registrados 1.129 óbitos e 56.837 novos casos de covid-19 nesta quinta, conforme dados Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). Desde o início da pandemia, o país já perdeu 91,2 mil pessoas em decorrência do novo coronavírus, e 2,6 milhões de pessoas tiveram confirmação de contaminação. O Brasil é o segundo país mais atingido pela pandemia, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que já registrou 4,5 milhões de pessoas contaminadas e 153,7 mil mortes.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira