Rio Grande do Sul

COVID-19 NO ESTADO

RS registra 51 óbitos e já soma 1,8 mil vítimas desde o início da pandemia

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, já são 66,6 mil pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, em 467 cidades

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em todo o Brasil, já são 92,4 mil mortes e 2,66 milhões de casos confirmados - Divulgação/Instagram/HCPA

O Rio Grande do Sul registrou 51 óbitos e 253 novos casos de covid-19 nesta sexta-feira (31), conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Segundo a pasta, o volume de casos confirmados hoje foi menor em relação aos dias anteriores por uma instabilidade na exportação do sistema do Ministério da Saúde para síndromes gripais (não hospitalizadas).

Desde o início da pandemia, o estado já acumula 1.876 óbitos e 66,6 mil pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Somente 30 dos 497 municípios gaúchos ainda não tiveram casos positivos da doença confirmados. Do total de infectados, 57,6 mil estão curados, o equivalente a 86%. A taxa de letalidade é de 2,8%.

Entre as mortes de hoje, novamente Porto Alegre aparece com o maior número, um total de 11. Também registraram óbitos nas últimas 24 horas os municípios de Canoas (5), Gravataí (4), Alvorada (3), Esteio (2), Novo Hamburgo (2), Parobé (2), Rio Grande (2), Sarandi (2), Viamão (2), Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Caiçara, Camaquã, Canela, Dom Pedro de Alcântara, Garibaldi, Gramado, Marau, Nova Hartz, Panambi, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Taquara e Vespasiano Corrêa.

Às 17h desta sexta, a taxa de ocupação de leitos de UTI no Rio Grande do Sul estava em 76%. Entre os 1.855 leitos em uso, 909 referem-se a pacientes com covid-19 ou suspeita. Em Porto Alegre, também nesta tarde, 89,11% dos leitos de UTI encontram-se ocupados. Dos 712 pacientes internados, 351 estão com covid-19 ou suspeita da doença.

Mais de 92 mil óbitos no país

Em todo o Brasil, foram registrados 1.212 óbitos e 52.383 novos casos de covid-19 nesta sexta, conforme dados Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). Desde o início da pandemia, o país já perdeu 92,4 mil pessoas em decorrência do novo coronavírus, e 2,66 milhões de pessoas tiveram confirmação de contaminação.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira