Rio Grande do Sul

Pandemia em Números

Estado já registra mais de 2 mil vítimas fatais por conta no novo coronavírus

Foram 42 óbitos nas últimas 24 horas; totalizando 2.016 e 71.479 infectados desde o início da pandemia em 469 municípios

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mapa de distanciamento mantém apenas seis cidades em bandeira vermelha - Divulgação SES SEPLAG

Com 42 mortes registradas nas últimas 24 horas, o Rio Grande do Sul já tem 2.016 óbitos em decorrência do novo coronavírus. A informação é da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que nesta segunda-feira (3) divulgou ainda 461 novos casos de covid-19. Já são 71.479 pacientes infectados desde o início da pandemia, em 461 dos 497 municípios gaúchos. No tempo de uma semana o estado registrou 10 mil novos casos. 

Os óbitos confirmados hoje foram em: Porto Alegre (11), Viamão (3), Caxias do Sul (2), Canoas (2), Cachoeirinha (2), Sapiranga (2), Taquara (2), Dois Irmãos (2), Passo Fundo, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Alvorada, Guaporé, Palmeira das Missões, Camaquã, Vacaria, Encantado, Cachoeira do Sul, Três Coroas, Três Cachoeiras, Harmonia, Muçum, Arroio dos Ratos e Vila Flores.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado nesta tarde estava em 76,3%.

Em relação ao perfil das pessoas infectadas 52% são mulheres e 48% homens, com maior incidência na faixa etária dos 30 aos 39 anos, com 16.645. Em relação a incidência de raça, a maioria é de pessoas brancas. Do início da pandemia até o momento foram registrados 405 casos indígenas, 1302 amarela, 2871 parda, 3609 preta, 59.014 branca, e o restante não informado. Do total de pessoas infectadas, 62.546 (88%) são tidas como recuperadas. 

Seis regiões ficam em bandeira vermelha

No mapa preliminar divulgado na sexta-feira (31) 12 regiões foram classificadas como risco alto para o contágio de covid-19. Na 13ª rodada do Distanciamento Controlado foram recebidos 34 pedidos de reconsideração de bandeira. 

Em live para apresentar os dados, o governador Eduardo Leite, nesta segunda-feira (3), comunicou que das 12 apresentadas na sexta, seis permanecerão em bandeira vermelha, considerada de alto risco: Lajeado, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre e Passo Fundo. Após a análise feita pelo governo, as cidades de Palmeira das Missões, Caxias do Sul, Pelotas, Bagé, Santo Ângelo e Santa Rosa foram para a bandeira laranja. Até o momento 340 municípios estão na bandeira vermelha, o que representa 77% da população do estado.

Durante a apresentação Leite destacou que o estado está entrando em agosto com melhor expectativa com os indicadores. “Se houver estabilização, podemos discutir protocolos para bandeira vermelha que permitam funcionamento de atividades comerciais que estão restritas”, apontou.

Brasil se aproxima das 95 mil vítimas fatais 

Em todo o país, nesta segunda, foram registrados 556 óbitos e 16.476 novos casos de covid-19, conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). Dados consolidados informam que já morreram 94.660 pessoas e foram infectadas 2.750.153 pelo novo coronavírus.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Katia Marko