Minas Gerais

ESTUDO

Curso de comunicação sindical, ênfase em redes sociais, é realizado pelo BdF Minas

Com início em 17 de agosto, curso foca na "uberização" dos trabalhadores e estratégias para o ativismo digital

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Ainda na primeira etapa o cursista estuda sobre como escolher a melhor rede social para seu objetivo e seu público - Foto: Andres Urena/Unsplash

Um curso para comunicadores e futuros comunicadores do mundo sindical. É assim que se define o próximo curso que será realizado pelo Brasil de Fato MG: o Ideias de Categoria, ênfase em Ativismo Digital. O curso, que será online, tem o objetivo de qualificar a atuação dos sindicatos e mídias de categoria nas diversas redes sociais. (Inscrições aqui)

O curso acontecerá em 3 etapas, sempre às segundas-feiras, de 14h às 17h, nos dias 17, 24 e 31 de agosto. O foco dos estudos será nas mudanças da classe trabalhadora com a "uberização" e em estratégias de comunicação para o universo digital. Veja o nome dos palestrantes e programação completa no final do texto.

O que estudaremos

Em 17 de agosto, o curso começa com uma aula sobre as modificações no mundo do trabalho. Você já percebeu como a tecnologia está “uberizando” o trabalho de todos nós? Pois o desafio é estudar e entender essa mudança, e, juntamente, pensar em como comunicar com o trabalhador neste novo contexto, de intenso uso de plataforma digitais para tudo.

Ainda na primeira etapa o cursista estuda sobre como escolher a melhor rede social para seu objetivo e seu público.

Na segunda etapa o curso aposta na inspiração. Alguns e algumas profissionais são convidados para dividir sua experiência com os cursistas e apresentar seus trabalhos digitais na comunicação de categoria.

Ao longo de todo o curso os cursistas receberão uma "tarefa", que será acompanhada pela coordenação do curso. E na última etapa, dia 31 de agosto, será o dia do "tira-teima", com conversas sobre as principais dúvidas dos trabalhos desenvolvidos pelos cursistas. Dia que promete finalizar com orientações práticas para o trabalho diário daí em diante.

Quem pode fazer?

A participação não requer formação anterior. A programação é pensada especialmente para comunicadores sindicais, estudantes, futuros comunicadores e diretores de sindicatos.

Inscrições

O curso está inscrito na plataforma Eduzz e sua inscrição pode ser feita de forma online. O valor da inscrição é de R$ 150 e pode ser dividido em até 12 vezes. O curso terá emissão de certificado. Mais informações pelo Whatsapp (31) 98468-4731 (clique aqui).

Programação detalhada

ETAPA 1: 17 de agosto

14h Mesa: Aplicativos para tudo: mudanças na relação de trabalho e na comunicação
Igor Felippe Santos - Jornalista, militante do MST, integrante da Articulação de Redes e da coordenação do programa Central do Brasil
Rafael Grohmann - Professor do Mestrado e Doutorado em Comunicação da Unisinos e editor da newsletter DigiLabour
+ Debate

15h30 Intervalo

15h45 Mesa: Como escolher em qual rede social investir?
Erika Dias - Jornalista, professora e pesquisadora de doutorado em comunicação digital, feminismo e ambientalismo
+ Debate

16h40 - Orientações para as próximas etapas do curso.

ETAPA 2: 24 de agosto

14h Mesa: Experiências reais de comunicação nas redes
Maria Beatriz de Castro - Jornalista e social media do Sindieletro/MG
Marcelo Pereira - Secretário Executivo da Secretaria de Divulgação Científica da UFMG, Coordenação do Sindifes e autor de podcasts
(Mais algumas pessoas em processo de confirmação)
+ Debate

16h40 - Orientações para a próxima etapa do curso.

ETAPA 3: 31 de agosto

14h Tira-dúvidas sobre plataformas e redes sociais
Jornalistas do Brasil de Fato nacional e do Brasil de Fato MG
Momento para tirar as principais dúvidas dos cursistas e informa-los sobre os atuais parâmetros que redes sociais usam para dar alcance, engajamento, entrega a uma publicação, texto ou vídeo.

16h Mesa de finalização: O que levaremos daqui em diante?
Coordenação do curso apresenta uma síntese de 5 frases estratégicas para nos nortear neste oceano das plataformas digitais.

17h Finalização

Cursos anteriores

O Brasil de Fato MG já tem experiências e bons resultados em cursos. Depois de realizar inúmeras mesas de debate, em 2019 o jornal entrou no desafio de fazer cursos mais longos. Você pode acessa-los nas matérias abaixo:

Realizado em fevereiro de 2019: Curso Jornalismo em conflitos socioambientais

Realizado em julho de 2019: Ideias de Categoria | Curso de Comunicação e Sindicalismo

Realizado em junho de 2020, curso online: O que a história nos diz sobre jornalismo e feminismo

Edição: Rafaella Dotta