Rio Grande do Sul

Pandemia em números

RS já registra 2.282 óbitos e 79.026 pessoas infectadas com o novo coronavírus 

Nas últimas 24 horas foram registradas 51 vítimas fatais e 265 novos casos da doença

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mapa preliminar do distanciamento controlado traz 12 das 21 regiões com bandeira vermelha - Divulgação SES SEPLAG

Com 51 óbitos nas últimas 24 horas em decorrência da covid-19, o Rio Grande do Sul chegou a 2.282 mortes relacionadas à doença desde o início da pandemia. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde (SES), atualizados na tarde desta sexta-feira (07), que informam ainda 265 novos casos de infecção, elevando o total de casos confirmados para 79.026 mil.

Conforme a SES, o baixo número de contaminações registrado hoje, em comparação com a média dos últimos dias, é resultado de uma instabilidade na exportação do sistema do Ministério da Saúde para síndromes gripais (não hospitalizadas). O novo coronavírus já infectou moradores de 471 dos 497 municípios gaúchos.

Porto Alegre registrou novamente o maior número de óbitos, com 16 vítimas. Os demais óbitos foram registrados foram em Viamão (3), Esteio (3), Santo Antônio da Patrulha (3), Canoas (2), Santiago (2), Igrejinha (2), Pedro Osório (2), Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gravataí, Rio Grande, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Frederico Westphalen, Torres, Alegrete, Uruguaiana, Itaqui, Três Coroas, Rio Pardo, Ibirubá, Butiá, Lajeado do Bugre, Itati e Capão Bonito do Sul.

A taxa de ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no estado estava em 75,4%, às 18h desta sexta. Em Porto Alegre, 88,75 dos leitos estavam ocupados. De acordo com o governo do estado, as regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (434), Caxias do Sul (123), Canoas (117), Novo Hamburgo (96) e Passo Fundo (88).

Mapa preliminar traz 12 regiões com bandeira vermelha

Na divulgação do mapa preliminar da 14ª rodada do Distanciamento Controlado realizada nesta tarde pelo governo, foi confirmado o acrescimento de mais uma região. Desmembrada de Porto Alegre, que já se encontrava há várias semanas sob a classificação de risco alto, a 21ª região covid passou a vigorar na quinta-feira (6) e reúne os 19 municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce, recebendo o nome de Guaíba.  Região esta que é uma das 12 classificadas como risco epidemiológico alto na versão preliminar do mapa, ao lado de Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Erechim, Pelotas, Bagé e Uruguaiana. As regiões de Novo Hamburgo, Porto Alegre, Canoas, Taquara e Passo Fundo já estavam na bandeira vermelha na 13ª rodada e foram mantidas. A região de Lajeado apresentou melhora nos indicadores e reduziu para a bandeira laranja.

Conforme o mapa preliminar, 275 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 7.759.635 habitantes (68,5% da população gaúcha). Desses, 126 municípios (597.635 habitantes, 5,3% do RS) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local. O mapa definitivo será anunciado na segunda-feira (10), após período de recursos aberto para prefeituras e associações regionais.

Nesta semana, o modelo adotado pelo governo para combater a pandemia sofreu uma nova flexibilização. Desde quarta-feira (05), os protocolos para a bandeira vermelha do distanciamento controlado permitem que os municípios abram, em horário reduzido, restaurantes e lojas em ruas, centros comerciais e shoppings.

Brasil registra mais mil mortes 

Prestes a alcançar a trágica marca de 100 mil vítimas fatais, em todo o Brasil, nesta sexta, foram registrados 1.079 óbitos e 50.230 novos casos de covid-19, conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). Dados consolidados informam que já morreram 99.572 mil pessoas e foram infectadas 2.962, 442 milhões pelo novo coronavírus.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira