Rio Grande do Sul

Solidariedade

Ação solidária do Sindicato-ASUFPel busca contribuir com a sociedade

Sindicato dos servidores da UFPEL preparou e distribuiu 400 marmitas à comunidade de Pelotas no dia 5 de agosto

Pelotas | BdF RS |
A atividade teve envolvimento direto da base da categoria dos servidores técnico-administrativos e da Coordenação do Sindicato-ASUFPeL - Divulgação

Na tentativa de amenizar a dor de quem sofre, no dia 5 de agosto, o Sindicato-ASUFPeL preparou e distribuiu 400 marmitas, em mais uma ação solidária. A atividade de amor à vida teve envolvimento direto da base da categoria dos servidores técnico-administrativos e da Coordenação do Sindicato-ASUFPeL.

Por volta das 8h, da terça-feira (4), um grupo, junto a Barto de Olivan, começavam a pesquisa por menores valores dos alimentos para montar as refeições. No dia seguinte, por volta das 8h, liderados/as por Sérgio Oliveira e com a participação de Eliane Furtado, Maria Odete, Berenice, entre outras/os, dezenas de quilos de arroz, feijão, charque, cebola e alho, eram colocados em panelas gigantes para cozinhar. Um preparo que durou o dia inteiro, exigindo talento e persistência dos amigos/as. Às 19h, já com as marmitas prontas, o veículo do Sindicato-ASUFPeL e os de voluntários, recebiam as marmitas.

O deslocamento até o bairro de Pelotas-RS onde os alimentos foram distribuídos, durou cerca de 15 minutos. Na chegada, a comitiva foi recebida pela líder comunitária Arlinda Oliveira Borges. Dona Arlinda informou que a Associação Vila do Engenho estava constituída e que os pelotenses que quisessem contribuir com os/as moradores/as poderiam encaminhar os donativos na Rua do Engenho 2050. A líder destacou que as refeições distribuídas pelo ASUFPeL estavam atendendo dezenas de famílias e apontou que o momento exige solidariedade. "É união que a gente está precisando hoje, é o que o ser humano precisa, aqui temos famílias que necessitam muito", argumentou dona Arlinda.


O Sindicato-ASUFPel, como faz há 41 anos, volta a estar na linha de frente no combate à fome / Divulgação

Vitor Hugo, um dos voluntários do ato de solidariedade, falou da felicidade em estar integrando o grupo de apoio à vida. “É muito importante poder estar contribuindo com esta ação, milhões de famílias, no Brasil inteiro, estão passando necessidades, fome mesmo. Acredito que todos/as os seres humanos têm a obrigação de contribuir, não custa nada doarmos algum tempo e um quantitativo de dinheiro. Valeu cada momento que passei aqui, agradeço ao Sindicato-ASUFPel e a todos/as que ajudaram nesta importante atividade”, destacou o colaborador. 

O Sindicato-ASUFPel, como faz há 41 anos, volta a estar na linha de frente no combate à fome, porque entende a necessidade dos brasileiros/pelotenses. A resistência popular precisa ser aguda, principalmente neste momento que o país está na contramão da evolução social e econômica.

* Jornalista da ASUFPeL

Edição: Katia Marko